O Parque Nacional do Iguaçu: referência em gestão turística e desenvolvimento sustentável
É prevista a aplicação de 6% de toda a receita do Parque, ao longo dos 30 anos, em projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, ações de educação ambiental.
- Especial Sustentabilidade/Redação Almanaque Futuro –
A Unidade de Conservação (UC) Federal é uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica. Abriga a biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas de extinção e ao mesmo tempo, é um excepcional destino turístico, dentre os mais frequentados e importantes no país, gerando renda e empregos para a região.
O Parque Nacional do Iguaçu é o Patrimônio Mundial Natural e, abriga, dentre outros atrativos, as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza. Recentemente a unidade recebeu o prêmio de Melhor Destino Turístico Nacional pela UPIS de Turismo, a mais tradicional premiação do segmento turístico brasiliense, com mais de 30 anos de história. Vale ressaltar que o PNI e seus atrativos acumulam premiações. Em recente pesquisa, Foz se destacou como o único destino sustentável no Brasil e isso, segundo os dados, se deve às ações realizadas no PNI.
A gestão turística é operada pela concessionária Urbia Cataratas, desde dezembro de 2022. Durante os próximos cinco anos da concessão, serão investidos mais de R$ 500 milhões em infraestrutura, operação e novos atrativos. O local recebeu em 2019 (antes da pandemia), dois milhões de visitantes, sem deixar de desempenhar um papel fundamental na conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, afinal, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo, e a área que abriga o Parque é remanescentes desse bioma, com grande variedade de plantas e animais.
Está prevista também a aplicação de 6% de toda a receita do parque, ao longo dos 30 anos, em projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, ações de educação ambiental, iniciativas de integração com os municípios do entorno, monitoramento e divulgação.
Criada em 2019, a Urbia, é uma empresa que nasceu com o propósito de valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. Ao todo, possui em seu portfólio quatro contratos de concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país, dentre os quais estão: Parque Ibirapuera, Parque Nacional Aparados da Serra e Serra Geral, Parque da Cantareira e Horto Florestal.
O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo aos principais Parques Nacionais do Brasil e gestão de atrativos de bem-estar animal. Reúne seis atrativos em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha. O compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no seu DNA, sendo eleita por três vezes como a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade).
Juntas, as duas principais concessionárias de Parques Nacionais do país, formam o Consórcio Urbia Cataratas, somando experiência em gestão, grandes projetos de engenharia, além da expertise em educação ambiental e sustentabilidade. O projeto que a concessionária implementa é robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais para encantar ainda mais os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e promover o desenvolvimento econômico da região.