Uma cultura de amor à natureza que já está enraizada no atrativo
- Especial Sustentabilidade/Redação Almanaque Futuro –
Desde sua fundação, em 1994, o Parque das Aves se preocupa em trabalhar por um mundo melhor. Assim que o foco de sua atuação se voltou para o bioma Mata Atlântica, o Parque passou a aprimorar as ações de sustentabilidade, assunto diretamente relacionado à conservação de espécies.
“O Parque das Aves sempre atuou com ações de sustentabilidade em suas três dimensões: ambiental, social e econômica, como a compostagem de 100% dos resíduos orgânicos, o desenvolvimento de filtros biológicos, a tarifa comunidade e a gratuidade para as escolas públicas de Foz e região. A formalização das ações e criação da Política de Sustentabilidade ocorreu em 2018, e a intenção é aperfeiçoá-la cada vez mais”, comenta Luciana Limanski, diretora financeira e líder do Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade do Parque das Aves.
Formado por uma equipe multidisciplinar, o GT de Sustentabilidade foi criado em 2023 para aprimorar e desenvolver novas ações de sustentabilidade no atrativo. “Neste momento, estamos implantando um sistema fotovoltaico de energia, com expectativa de produção de 27 mil Kwh por mês e compensação de 43% da energia consumida pelo atrativo. E outras novidades estão por vir”, reforça Luciana.
Sustentabilidade todos os dias
Antes de sua fundação, o Parque das Aves já realizava ações sustentáveis que impactam o atrativo até hoje. Quando o terreno onde fica o Parque foi adquirido, muitas árvores nativas foram plantadas. Além disso, os viveiros de imersão foram construídos em clareiras já existentes em meio à mata.
“A ideia de não derrubar árvores para construir estruturas faz parte dos nossos princípios, pois valorizamos a floresta, moradia de diversas espécies, e tão essencial para a manutenção do ambiente”, comenta Luciana.
Outras ações estão conectadas ao aspecto social, como a igualdade de gênero com mais de 50% da equipe, 68% das lideranças e 83% da diretoria composta por mulheres. Além disso, o Parque investe em ações direcionadas ao bem-estar do colaborador, como oferecer alimentação saudável, plano de saúde, ginástica laboral e atendimento psicológico.
Visando expandir a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos, o Parque das Aves prioriza fornecedores locais e trabalha para desenvolver a expertise na comunidade, fortalecendo ainda mais a economia local.
“Um exemplo é o projeto do Parque das Aves em parceria com a Oficina do Sorvete, chamado Sabores do Iguaçu, que ganhou o prêmio nacional do Sebrae ‘Inovação em Sustentabilidade’ em 2022. Ele mostra como gostamos de trabalhar, pois atuamos em conjunto para criar produtos que valorizassem os sabores regionais e desenvolvemos parcerias com produtores rurais, que passaram a cultivar e valorizar os ingredientes locais. Uma oportunidade de crescimento para todos”, comenta Luciana.
No Parque das Aves, o Complexo Gastronômico prioriza embalagens reutilizáveis ou compostáveis e oferece opções de pratos vegetarianos e veganos para seus visitantes. Diversos itens do cardápio utilizam Plantas Alimentícias Não Convencionais, as PANCs, produzidas na horta do Parque e que estão associadas ao manejo sustentável.
“Seja em atuações ambientais, sociais ou econômicas, o intuito é que nossas ações causem o mínimo de impacto possível na natureza, permitindo que exista coerência entre a missão do Parque das Aves, que é a de ‘promover a conexão com o mundo natural e agir para salvar espécies da Mata Atlântica’, e as práticas diárias”, finaliza Luciana.
Desta forma, o Parque das Aves assume seu papel de ser exemplo de sustentabilidade e amor pela natureza, e busca agir positivamente para causar impactos positivos e inspirar milhares de visitantes.
Fotos Divulgação Parque das Aves