Educar, conscientizar e contextualizar sobre as mudanças climáticas faz parte do cotidiano na UDC

Em salas de aula ou em campo, os resultados dos trabalhos fazem a diferença
  • Especial Sustentabilidade/Redação Alman Futuro –

As organizações de ensino cada vez mais se empenham na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e temas como sustentabilidade passam a fazer parte das disciplinas, com o foco nas mudanças climáticas e consumo responsável, como a redução no uso de energia e água e a gestão de resíduos. É um tema complexo e desafiador, mas é fundamental que as organizações de ensino assumam esse papel, que é bem desempenhado pelos alunos e o corpo docente.

A UDC é uma instituição de ensino que mantém um forte elo com o que de melhor há em conhecimento e pesquisa no Planeta. Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e todas as formas de compreender a Natureza e, protegê-la, faz parte de todos os níveis e cursos oferecidos pelo Grupo.

Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhecida como uma instituição de ensino superior de qualidade, a UDC é conhecida por reforçar os valores ambientais e sustentáveis, com atividades intensas em salas de aula, por meio de palestras nacionais e internacionais, participação em congressos no Brasil e em diversos países, campanhas institucionais e conscientização.

Em colaboração com as melhores universidades do mundo o Grupo UDC atua com força no Programa de Criatividade de Empreendedorismo, implantado em seu currículo oficial. O projeto atente a mais de 2.400 alunos e 101 profissionais da educação em cursos universitários e colégios que compõem o grupo, no Brasil e Paraguai. A partir de 12 anos os alunos discernem importantes atividades voltadas para os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas.

Trabalhos do campo também fazem parte da rotina acadêmica da disciplina, com pesquisas em comunidades que selecionam os desafios em áreas como saúde, agronegócio, meio ambiente, turismo e economia. Os alunos analisam as áreas escolhidas, entrevistam moradores e lideranças, desenvolvem ideias e trabalhos e por fim, realizam testes práticos até concluírem a viabilidade dos projetos. Várias demandas apresentaram resultados muito satisfatórios desde que os projetos passaram a ser coordenados.

Aplicar conceitos avançados e valores assim, devolvem à UDC um êxito a ser comemorado, como a taxa de aprovação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) acima da média nacional.

Tecnologia e inovação: Um dos projetos propostos ao H2L