Gratuidade no transporte beneficia quase 40% dos usuários

Benefício é garantido para estudantes, pessoas com mais de 60 anos, aposentados por invalidez, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, além da integração temporal; isso resulta em mais de 400 mil passageiros por mês

Especial Sustentabilidade/Redação Almanaque Futuro

Os benefícios sociais são importantes no conjunto dos 17 objetivos globais, adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Isso contribui para a melhoria da qualidade de vida, promovem a inclusão, reduzem a pobreza, contribuem com a saúde e o bem-estar, construindo ambientes mais justos e sustentáveis.
Melhorias no transporte público são benefícios sociais que contribuem para o alcance de vários ODS; ajudam a reduzir a pobreza, uma vez que possibilitam acesso às oportunidades de trabalho, educação e lazer. Isso pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Tarifas adequadas e a gratuidade, mesmo que para uma parcela da população, garante que tenham acesso ao mesmo serviço, independentemente da sua renda, construindo uma sociedade mais justa e equitativa, mais autonomia e liberdade de movimento.

Cidades e comunidades que objetivam os princípios sustentáveis devem incentivar o uso do transporte público em detrimento do privado. Todas as ações, no fim, visam reduzir as emissões de gases, causadores do efeito estufa e responsáveis pelo aquecimento global.

No Brasil, a gratuidade do transporte público é prevista em lei para idosos, pessoas com deficiência e estudantes, a exemplo de Foz do Iguaçu. Algumas cidades adotam a “tarifa zero”, com o acesso gratuito ao transporte público para todos os cidadãos.

Os ODS estabelecem que a educação de qualidade, garantindo o acesso das pessoas a oportunidades educacionais, é fundamental e o transporte, para isso, é essencial. Além do mais, benefícios assim promovem a igualdade pois garantem as mesmas oportunidades, independentemente do gênero.
A gratuidade no Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu atende perto de 40% dos usuários, logo, o sistema que transporta mais de um milhão passageiros, beneficia mais 400 mil usuários todos os meses.

Na cidade, o benefício é garantido a pessoas com mais de 60 anos, aposentados por invalidez, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, em média 170 mil passageiros por mês. Com estudantes contando com o benefício, a faixa de gratuidade aumentou. Também há a “Integração Temporal”, onde os usuários podem trocar de ônibus, num período de até 90 minutos, sem precisar pagar outra passagem. Quase 200 mil pessoas usufruem da integração.

Assumindo a responsabilidade com uma parcela tão expressiva da comunidade, o Município de Foz do Iguaçu precisou encontrar meios para custeio o Transporte Coletivo. As operações superam o custo de R$ 5 milhões mensais. O valor é calculado com base nos quilômetros rodados, ou seja, cerca de 560 mil km percorridos. O sistema arrecada um pouco mais de R$ 3 milhões com passageiros pagantes e quase R$ 200 mil são repassados mediante os 40% da arrecadação do ESTARFI. A diferença é algo próximo de R$ 1,8 mi, e seria, assim, o valor custeado pelo município.

O custeio do transporte coletivo garante o atendimento da população sem o aumento o valor da passagem. Por ser um direito social, a responsabilidade de custear o serviço deveria ser compartilhada com o Estado e a União, no entanto está a cargo apenas do município. E o Foztrans também busca novas frentes de recursos que garantam a ampliação e as melhorias do serviço.

No conjunto de ações para as melhorias no setor do Transporte, há o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, com tecnologia inovadora para controlar toda a operação do sistema, com informações em tempo real sobre cada um dos ônibus em circulação e sistema de reconhecimento facial, que permite a identificação dos usuários com muita eficiência, coibindo a utilização indevida dos cartões cadastrados com os benefícios ou gratuidades.

O incremento de ponta também facilita a vida do usuário, com mais rapidez nos embarques, simplicidade na aquisição de créditos e com formas variadas de pagamento. Com o cartão digital, basta o usuário aproximar o smartphone ou smartwatch do validador para liberar a catraca, sem a necessidade o cartão físico. Isso graças à tecnologia NFC, que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos.

A facilidade de emissão do cartão é uma vantagem do sistema. Os usuários podem baixar aplicativo em smartphones ou optar pelo cartão físico, com todas as operações de atualização cadastral, compras de créditos e bloqueio do cartão físico em caso de extravio ou roubo ocorrendo on-line. Será preciso se deslocar até a Central de Bilhetagem apenas para realizar o registro de biometria facial, isso para os usuários que possuem algum tipo de benefício ou gratuidade.

O pagamento da passagem diretamente nos ônibus também é um diferencial. É possível utilizar o cartão de crédito e débito, carteiras digitais e aplicativo do transporte coletivo através de QRCode. A medida visa oferecer mais segurança aos passageiros e aos operadores, pois reduzirá a circulação de dinheiro em papel nos ônibus. No entanto, o pagamento da tarifa utilizando dinheiro ainda será permitido.

As melhorias no sistema de transporte não ocorrem apenas nos ônibus e equipamentos do setor. É preciso dar ao trânsito melhores condições de fluxo e rodagem. Uma das novidades é o sistema de prioridade seletiva, tecnologia que integra o sistema de semáforos e o transporte coletivo. Quando é identificado que um ônibus está atrasado, o semáforo é acionado para abrir mais rápido, ajudando a reduzir o tempo de atraso.

Já a instalação de um Sistema de Centralização de Semáforos, a cada dia mais inovadores e inteligentes, controla eletronicamente o tempo necessário para a passagem dos veículos, em acordo com o fluxo de cada via. A medida possibilita maior fluidez, evitando ocorrências desagradáveis principalmente nos horários de maior movimento. A novidade vem sendo implantada em vários cruzamentos importantes e os reflexos já são sentidos pelos usuários do transporte e pessoas que se deslocam pela cidade.