Cultura em constante transformação

*Por Eliane Luiza Schaefer_

 

Ao longo deste ano, portanto em 2024, Foz do Iguaçu obteve avanços e transformações significativas no campo cultural. Os artistas locais celebraram as conquistas com entusiasmo, sobretudo pela aprovação do Plano Municipal de Cultura, um dos marcos mais relevantes, definindo estratégias de gestão e atendendo demandas da sociedade civil e, dos setores artísticos e culturais, consolidando diretrizes para o fortalecimento do setor.

Outro momento histórico foi a transformação do projeto “Foz Fazendo Arte” em Lei Municipal, após aprovação unânime. Lançado em 2022, o programa oferece oficinas gratuitas em diversas modalidades artísticas, como artesanato e teatro, alcançando diferentes públicos em escolas, unidades de saúde, associações comunitárias e entidades sociais. Com a nova legislação, o projeto foi consolidado como uma política pública essencial, garantindo sua continuidade e expansão para proporcionar experiências culturais de qualidade à população.

Novos Espaços Culturais

A Estação Cultural Haroldo Alvarenga foi inaugurada no prédio histórico da antiga Câmara de Vereadores, na Praça Getúlio Vargas, homenageando Haroldo Alvarenga, artista plástico, músico e figura de destaque na cultura local.

Outro espaço importante foi a recém instalada Estação Cultural do Artesanato Anamaria Teigão, utilizando o antigo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça da Paz, a iniciativa promove o artesanato local e regional, oferecendo oficinas, exposições e comercialização de produtos.

Estação Cultural da Vila C

A cidade agora conta com uma rede estratégica de apoio à cultura, contando com a estação que homenageia o João Sampaio, conhecido como “Mosquito”, um professor de música que contribuiu significativamente para a formação de muitos profissionais.

Lançamento de Editais e Projetos Culturais

Editais de fomento cultural financiados pela política nacional de cultura, como a Lei Aldir Blanc (PNAB), impulsionaram o setor em várias frentes, realizando eventos, desenvolvendo talentos, mapeando, catalogando e promovendo a arte da tríplice fronteira.

Natal das Cataratas

A parceria entre o Município, Itaipu e Itaipu Parquetec no evento Natal das Cataratas priorizou a participação de artistas locais, envolvendo diferentes setores culturais e fortalecendo a integração comunitária.

Além disso, avanços foram registrados no processo de tombamento de prédios históricos como patrimônio cultural, reafirmando o compromisso do município com a preservação de sua memória.

Aconteceram ao longo do ano a Maratona Cinematográfica, com a poio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal; 3 Margens Festival tem Curtas-metragens; diversas feiras de artesanatos; o concurso da Logomarca da Canja do Galo Inácio; a inauguração do Mercado Barrageiro com espaço aos artesãos e artistas e várias outras ações. A maior notícia do ano para o setor, foi o início das obras do Museu Georges Pompidou.

Estas iniciativas refletem o esforço contínuo de Foz do Iguaçu em valorizar e fortalecer sua identidade cultural, promovendo acesso, diversidade e inovação em um cenário de constante transformação.