Incentivar a diversificação da economia de Foz e região: um desafio assumido pelo PTI-BR
Programa de Integração Universidade Empresa, Hangar Startups PTI, Programa Vila Inteligente estão entre algumas iniciativas para ajudar na recuperação econômica do Município
Desde o início da pandemia do Covid-19, o Planeta passou por muitas restrições sociais que limitaram o crescimento do PIB mundial. Algumas regiões foram mais afetadas do que outras, em função das diferentes naturezas de fontes de renda.
Em Foz do Iguaçu, o turismo é, há muitas décadas, o carro-chefe da economia. Por isso, em contextos de maiores dificuldades econômicas, é muito importante diversificar fontes de renda. Nesse sentido, o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) está alinhado com as diretrizes e orientações da sua mantenedora, a Itaipu Binacional, que é incentivar o desenvolvimento econômico de toda a região Oeste do Paraná, através da geração de emprego e renda.
Foi pensando no desafio da recuperação econômica que oito instituições de Foz do Iguaçu somaram esforços para criar o Programa Acelera Foz: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, PTI-BR, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Programa de Integração Universidade Empresa
Uma das iniciativas exitosas do Acelera Foz está sendo o Programa de Integração Universidade Empresa, que já proporcionou a 163 estudantes de diferentes áreas a iniciarem suas carreiras profissionais, desenvolvendo soluções para qualificar as empresas de Foz do Iguaçu.
Os negócios são beneficiados com o trabalho dedicado de acadêmicos que desejam aplicar o que aprenderam em sala de aula. As universidades e professores conseguem enriquecer a experiência acadêmica a partir da aplicação de conceitos teóricos no mercado. E os estudantes aprendem mais, além de receberem bolsas de até R$800, por um período de até 9 meses.
Ao todo, 67 projetos já foram realizados em diversas empresas de Foz do Iguaçu. Recentemente mais 11 projetos foram aprovados nesta segunda fase do Programa. A estimativa é que 32 alunos sejam envolvidos nesses projetos aprovados.
Hangar
O Hangar PTI Startups foi lançado, no dia 19 de agosto, para ser a porta de entrada para o processo de incubação dentro do PTI-BR.
Um hangar é um local no qual aeronaves estacionam para manutenção e preparação para os próximos voos. A metáfora explica exatamente a proposta: as startups terão um período de qualificação, contando com o suporte do PTI, para ingressarem mais maduras no mercado. A ideia do programa é qualificar os empreendedores que estejam aptos e ajudar na melhoria da performance das startups.
Até o final de 2021, a expectativa é que cerca de 70 startups estejam no ecossistema do Parque Tecnológico, incluindo as cinco empresas selecionadas para o processo de incubação através do Hangar PTI Startups.
Segundo Rodrigo Régis, diretor de negócios e inovação do Parque, qualquer ideia, de qualquer segmento, está apta a inscrever-se no Hangar PTI Startups.
“Todo o ecossistema do PTI, com seus programas e projetos, está à disposição de quem adentrar ao Hangar PTI Startups. Nossa função aqui é apoiar para que a sociedade seja cada vez melhor, e participar desses resultados para que eles sejam reinvestidos nesta mesma sociedade, e bem como o Hangar, ser um fluxo contínuo de geração de riqueza”, disse Régis.
Programa Vila A Inteligente
O Programa Vila A Inteligente abriu uma janela de grandes oportunidades para Foz do Iguaçu, que vai permitir cada vez mais atrair empresas interessadas em Smart Cities.
Seu grande diferencial é o decreto municipal no 28.244 que permitiu criar um espaço de testes, experimentações e inovações tecnológicas (Sandbox) no Bairro Itaipu A.
A ideia do Programa já chama a atenção de muitas cidades brasileiras. Por isso, dezenas de prefeitos e comitivas municipais, estaduais e federais já vieram para Foz do Iguaçu conhecer in loco o que está sendo feito aqui.
São tecnologias inteligentes, tornando ruas mais seguras e adaptadas para deficientes visuais; pontos de ônibus equipados com tecnologias; além de câmeras, luminárias e semáforos inteligentes, entre outras iniciativas já podem ser vistas no Bairro Itaipu A.
Nas próximas etapas do Programa Vila A Inteligente está prevista, além da instalação de outras tecnologias, a implementação do Hub de inovação. Essa iniciativa tem o objetivo de atrair muitas empresas para Foz do Iguaçu e isso não é uma tarefa simples, a curto prazo.
Essa são algumas das iniciativas do PTI-BR para incentivar e diversificar a economia do município.
Da redação com assessoria