Especial Turismo –
Entre Capacitações, Feiras, Roadshows, Workshops nacionais e internacionais foram 36 participações realizadas pelo órgão, além de ações de mídia em veículos especializados.
O objetivo das participações em eventos é aproximar Foz do Iguaçu do seu mercado consumidor através de agendas com operadoras de viagem, agências de turismo emissivo, companhias aéreas e em alguns casos até do público final. Em eventos como a Feira Internacional de Turismo da América Latina, sediada em Buenos Aires, em que as pessoas podem acessar o espaço mesmo apenas como visitantes, o consumidor final pode conferir as novidades de Foz do Iguaçu.
Mercado Internacional
A Secretaria de Turismo tem trabalhado os eventos pilares da promoção do destino e uma das principais ferramentas é o relacionamento com a EMBRATUR, que disponibiliza em seu stand nas feiras internacionais, espaço para os “co-expositores”. Destinos turísticos, hotéis, agências, bureaus e outras figuras do mercado nacional podem se inscrever e usar o espaço da Agência Brasileira de Promoções Internacionais do Turismo para promover seus produtos. Foz do Iguaçu se destaca pelo trabalho realizado na Secretaria de Turismo por manter atualizados os itens que são obrigatórios para a participação em parceria com o órgão nacional, atendendo pontos como materiais em língua estrangeira, site atualizado e outros indicadores que ranqueiam os possíveis co-expositores.
Uma das evidências do resultado positivo destes esforços é a nota divulgada pelo Ministério do Turismo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Booking.com: Foz do Iguaçu está na 3ª posição entre as escolhas dos estrangeiros no Brasil.
A Secretaria de Turismo marcou presença em todos os eventos primordiais para assegurar a imagem do destino entre as demais opções a começar pela FITUR 2022 – FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO de 19 a 23 de janeiro de 2022. Madri – Espanha.
O calendário de participações segue com a participação na VITRINA TURÍSTICA ANATO 2022 de 17 a 28 de fevereiro de 2022. Bogotá – Colômbia
BTL 2022 – BOLSA TURISMO LISBOA TRAVEL MARKET 2022 de 16 a 20 de março de 2022. Lisboa – Portugal
BRAZIL EXPERIENCE ROADSHOW EMBRATUR ETAPA AMÉRICA DO SUL I de 12 a 18 de Junho de 2022, Montevidéu – Uruguai, Assunção – Paraguai e Buenos Aires – Argentina
BRAZIL EXPERIENCE ROADSHOW EMBRATUR ETAPA AMÉRICA DO SUL II de 14 a 16 de junho de 2022. Santiago – Chile e Bogotá, Colômbia.
ROAD SHOW TRAVELAWAY – DIO VIAGENS de 01 a 04 de agosto de 2022. Concepción, Santiago e Viña Del Mar – Chile
WORKSHOP DIO VIAGENS “UNA NUEVA MIRADA” – EMBAIXADA DO BRASIL EM LIMA E CAPACITAÇÕES EM OPERADORAS DE TURISMO de 16 a 19 de agosto de 2022
BRAZIL EXPERIENCE ROADSHOW EMBRATUR ETAPA EUROPA de 13 a 20 de setembro de 2022. Londres – Reino Unido, Paris – França, Frankfurt – Alemanha, Madrid – Espanha e Lisboa – Portugal
WTM LONDON 2022 de 07 a 09 de novembro de 2022. Londres – Reino Unido
ROADSHOW VBRATA REINO UNIDO & IRLANDA de 01 a 11 de novembro de 2022. Londres, Brighton, Manchester Reino Unido e Dublin Irlanda
FITPAR – FERIA INTERNACIONAL DE TURISMO DE PARAGUAY de 11 a 12 de novembro de 2022. Assunção – Paraguai
ROAD SHOW TRAVELAWAY – DIO VIAGENS de 01 a 04 de agosto de 2022. Concepción, Santiago e Viña Del Mar – Chile
WORKSHOP DIO VIAGENS “UNA NUEVA MIRADA” – EMBAIXADA DO BRASIL EM LIMA E CAPACITAÇÕES EM OPERADORAS DE TURISMO de 16 a 19 de agosto de 2022
Mercado Nacional
No mercado nacional o destaque foi a parceria com operadoras de turismo, como ações realizadas com a Azul Viagens, FOCO Operadora, Abreu, Agaxtur, BWT entre outras, foram essenciais para aumentar a presença do destino Foz do Iguaçu, nas regiões nordeste e centro-oeste. Estas ações incluíram “roadshows”, feiras e capacitações. Tudo para manter atualizados os agentes que comercializam o destino Foz, e, fortalecer a marca e a presença da cidade.
Já as feiras nacionais tiveram outra função estratégica, além de serem os principais pontos de encontro entre os atores do mercado do turismo nacional, para fortalecer o relacionamento, a marca e presença; apresentação de novos produtos e atualizações. Tais eventos foram importantes principalmente no contexto pós pandemia, em movimentar o turismo rodoviário. A participação em eventos em regiões mais próximas a Foz do Iguaçu, como a Feira AVIRRP no interior de São Paulo, Feira UGART em Porto Alegre (RS) e a BNT em Itajaí (SC), foi fundamental. Uma das iniciativas foi também atuar com os agentes que trabalham excursões, que são opções com custos mais baixos e com boa adesão.
As ações realizadas nacionalmente pela Secretaria de Turismo iniciaram na 17ª edição da LACTE de 08 a 09 de março de 2022. São Paulo. E seguiram o calendário com a participação na 24ª Feira AVIRRP de 18 a 19 março de 2022. Ribeirão Preto;
6ª Feira De Negócios Turísticos UGART de 25 a 26 de março de 2022. Porto Alegre, RS;
Workshop PRIDE HOLIDAYS, 10 de março de 2022. Foz do Iguaçu, PR;
WMT – Workshop Masterop Travel, 25 e 26 março de 2022. Maceió-AL;
WTM LATIN AMERICA de 05 a 07 de abril de 2022. São Paulo, SP;
Fórum Eventos 23 e 24 de maio de 2022. São Paulo, SP;
27º BNT Mercosul, 27 e 28 de Maio de 2022. Itajaí, SC;
9ª edição Shopping de Viagens AGAXTUR 24 a 31 de Maio e de 01 a 14 de setembro de 2022. São Paulo, SP;
20ª Feira EBS 01 e 02 de junho de 2022. São Paulo, SP;
ABROAD MICE, 1ª edição no 07 de junho em Curitiba, PR. 2ª edição 23 de junho no Hilton Copacabana – Rio de Janeiro, RJ. 3ª edição 13 de setembro no Hotel Royal Palm, Campinas, SP;
Expo Turismo Paraná, 09 e 10 Junho de 2022. Curitiba, PR;
Speed Meeting Mice em 03 de agosto de 2022 no Rio de Janeiro, RJ; em 23 de agosto Campinas, SP; 14 de agosto Curitiba, PR; 19 de outubro Belo Horizonte, MG e em 22 de novembro, São Paulo, SP.
1ª edição do Festival de Turismo de Alagoas, 05 e 06 de agosto de 2022. Maceió, AL;
7ª Rodada de Negócios da FOCO Operadora de Turismo, 25 a 28 de agosto de 2022. João Pessoa, PB;
Road Show Maravilhas do Sul – Primeira Etapa: 30 de agosto a 01 de setembro de 2022, nas cidades de Goiânia-GO, Uberlândia-MG, Ribeirão Preto – SP;
Segunda Etapa: 13 a 15 de setembro de 2022, nas cidades de Juiz de Fora – MG, Duque de Caxias e Rio de Janeiro – RJ;
Terceira Etapa: 12 a 16 de novembro de 2022, nas cidades de Brasília e Taguatinga – DF, Cuiabá – MT.
Quarta Etapa: 05 a 09 de dezembro de 2022, nas cidades de Curitiba-PR, Campinas – SP e Vitória – ES
1º WORKSHOP NACIONAL ABREUTUR 09 de agosto, São Paulo – SP
49ª ABAV Expo Internacional de Turismo, de 21 a 23 de setembro de 2022. Recife – PE
Agente Tá On Azul Viagens, de 01 de setembro a 11 de outubro; Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG)
11ª edição da BTM, 20 e 21 de Outubro. Fortaleza, CE;
Roadshow BWT, de 08 a 10 de novembro. Balneário Camboriú (SC), Joinvile (SC) e Curitiba (PR);
Festival de Turismo de Gramado, de 03 a 06 de novembro. Gramado, RS;
Festival das Cataratas, de 30 de novembro a 02 de dezembro. Foz do Iguaçu, PR;
Ações de Mídia
Foram executadas também ações de mídia, com o objetivo de divulgar o Destino para o trade turístico e público final em jornais e revistas especializados como o Jornal Diário do Turismo no período de setembro a dezembro de 2022 (redes sociais e mídia impressa); Revista Panorama do Turismo – Abril de 2022; Revista Panrotas – Abril, Junho, Julho, Setembro; Revista Agente Urgente – Setembro; Revista Brasil Travel News – Março, Abril e Maio de 2022 (redes sociais e mídia impressa)