Setembro marca encerramento do 5º ciclo de encontros presenciais dos Núcleos de Cooperação Socioambiental em 2025

Na primeira semana do mês, entre os dias 2 e 4, os participantes se reúnem para seis encontros nas regiões Noroeste, Leste e Litoral do Paraná

Os Núcleos de Cooperação Socioambiental se preparam para uma semana de atividades com seis encontros simultâneos programados entre os dias 2 e 4 de setembro. Com apoio da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec, as reuniões acontecerão em diferentes pontos do território: Maringá (dia 2), Paranavaí (3) e Cidade Gaúcha (4), na região Noroeste, e em Pontal do Paraná (2), Curitiba (3) e São Mateus do Sul (4), contemplando as regiões Leste e Litoral.

Os primeiros encontros de setembro marcam o início do mês de encerramento das atividades presenciais de 2025. Até o dia 25 de setembro, estão previstos mais sete encontros: em Dois Vizinhos (dia 9), no Sudoeste; em Cornélio Procópio (23), Arapongas (24) e Borrazópolis (25), no Norte; e em Rio Azul (23), Boa Ventura do São Roque (24) e Candói (25), no Centro do Paraná.

“Os Núcleos de Cooperação Socioambiental chegam a esta reta final de encontros presenciais em 2025 demonstrando a força do trabalho coletivo. Para esse último encontro, preparamos capacitações que irão apoiar os participantes a iniciarem uma nova fase de maturidade dos Núcleos, fortalecendo suas práticas, ampliando impactos positivos e crescendo junto com suas comunidades”, disse Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional.

Encontros de formação

O 5º ciclo de encontros está sendo marcado pelas Oficinas para Jovens de Enfrentamento à Desinformação Climática, o Workshop de Monitoramento e Avaliação e o apoio do Núcleo para a criação da estrutura do projeto de impacto coletivo.

O advogado João Fonseca, da região do Norte Pioneiro, participa dos encontros desde a fundação do Núcleo e percebe o avanço em todos os processos de construção da identidade coletiva. “Hoje conseguimos definir exatamente o que é o Núcleo e o que ele faz. Vimos isso no engajamento das pessoas, que antes vinham apenas para conhecer; hoje, estão construindo junto conosco. Evoluímos as ideias iniciais e isso está se tornando algo concreto”, pontuou.

Susana Resende, integrante da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente de Ribeirão do Pinhal (PR), relembra que aceitou o convite para participar do Núcleo Norte Pioneiro 1 em 2024, com o objetivo de aprimorar os processos da instituição em que atua. Quase um ano depois, continua ativa nos grupos de trabalho voltados ao fortalecimento do Núcleo. “O Núcleo cresceu muito e está sempre inovando. Estamos construindo um projeto para utilizar os recursos em benefício de toda a comunidade”, destacou.

Jovens na discussão climática

Juventude segue engajada para o combate à desinformação climática. Foto: Welyton Manoel/Itaipu Parquetec.

Os conhecimentos técnicos fortalecem os Núcleos em diversos aspectos. Na oficina de Educação Midiática para o Enfrentamento à Desinformação Climática, jovens de diversas idades aprendem a se tornar agentes de comunicação para o território.

Gabriel Kertischka, de 29 anos, conhecido como “Vato” é artista plástico e liderança jovem de Curitiba. Ele mobilizou colegas para participar da oficina, contribuindo para as discussões sobre os perigos das notícias falsas no contexto das mudanças climáticas.

“Foi uma experiência muito nova para toda a galera, que se entregou e se sentiu segura para expor ideias, mesmo em um ambiente desconhecido. Vamos levar isso adiante, pois começamos um movimento que precisa integrar cada vez mais pessoas”, destacou Vato.

Gabrielly Andrade, de 15 anos, é aluna do Ensino Médio no município de Siqueira Campos (PR) e pôde, pela primeira vez, participar de uma atividade voltada à comunicação. “Foi muito divertido participar do vídeo, mas também pensar toda a pauta, os cenários e o que iríamos falar. Eu gostei muito de aprender o que foi passado na oficina”, disse a adolescente.

Sobre os Núcleos

Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte de uma iniciativa alinhada às estratégias do Governo do Brasil voltadas ao meio ambiente e à transformação social. A ação, coordenada em parceria pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, região prioritária da usina.

Os Núcleos funcionam como espaços de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. O objetivo é mobilizar coletivamente as instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável nas comunidades.

Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional