PTI: educar para obter resultados sustentáveis
Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) objetiva sistematiza conhecimento acumulado pelo setor técnico de Itaipu
- Especial Sustentabilidade/Redação Almanaque Futuro –
Atento às demandas e agendas globais de compromissos com a sustentabilidade, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desenvolve projetos em sintonia com Itaipu Binacional. Acentua-se que este foi um dos propósitos de sua criação. Itaipu – como mencionado em outros conteúdos nesta edição – sempre esteve na vanguarda ambiental e isso influenciou no processo de elaboração de muitas Leis, intensamente debatidas até entrarem em vigor. Não é errado informar, que o propósito de desenvolver sustentavelmente, faz parte do fomento da Binacional, tal como a geração de energia.
O PTI em atividade, deu molde a muitos desafios, responsabilizando-se no processo de sistematizar os mais de 40 anos de ações socioambientais desenvolvidas na área de abrangência da hidrelétrica.
Com isto, e dentre outras ações, surgiu a Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), uma iniciativa educacional e que objetiva essa sistematização do conhecimento acumulado pelo setor técnico de Itaipu.
No histórico das importantes demandas ambientais em uma das maiores obras já realizadas pela humanidade, iniciou entre os anos 60 e 70, com a avaliação dos impactos, as decorrentes providências e todo o trabalho para proteger as espécies, a fauna, flora e também devolver ao Meio Ambiente a os aspectos mais próximos da Mata Atlântica original, uma vez que a cobertura já fora devastada com os ciclos econômicos do século passado.
O compartilhamento histórico e das expertises é realizado de maneira didática pela EIS, por meio de cursos gratuitos em diferentes temáticas e com estratégias de comunicação integrada, disseminando conteúdos em diferentes formatos, com ênfase na sustentabilidade e o desenvolvimento territorial sustentável, bem como na divulgação científica, criando uma rede de conhecimento, multiplicadora das boas práticas, sensibilizando e estimulando a mudança de comportamento da população.
Assim, o PTI contribui para construir um mundo mais justo, equilibrado e sustentável, em acordo com pilares ambiental, econômico e social. A EIS possui um notável acervo de materiais multimídia e ele possibilita uma imersão nas temáticas sustentáveis, com informações completas sobre as energias renováveis, gestão territorial, serviços ecossistêmicos, cidades inteligentes, na gestão dos resíduos sólidos e muitos outros.