Outubro Rosa e Novembro Azul: Hospital Costa Cavalcanti e Itaipu Binacional realizam mesa redonda no próximo dia 28
A proposta do evento é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção das doenças.
Numa reflexão sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e a Itaipu Binacional promoverão a mesa redonda “Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos na luta contra o câncer!” no próximo dia 28 (terça-feira), às 19h no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Binacional.
O evento contará com a participação da médica da família Dra. Jusselem Costa, dos profissionais do HMCC, o cancerologista Dr. Arnaldo Cortez Junior, a enfermeira Vanessa Radavelli, a psicóloga Alexamara Rodrigues, a nutricionista Cristiane Calgaro, e o fisioterapeuta Eduardo Brandão.
“Os meses, Outubro Rosa e o Novembro Azul, são emblemáticos que lembram da importância da prevenção de doenças e da detecção precoce, mas a saúde é uma prioridade que transcende esses períodos”, frisou Dra Lorete Follador Roeder, diretora técnica do HMCC. Segundo a médica, ela deve ser cuidada com atenção durante todos os meses do ano, por esse motivo, convidar profissionais e estudantes para discutirem sobre o tema.
São 130 vagas para acadêmicos das áreas da saúde — medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia etc — e 70 para profissionais, colaboradores e médicos do HMCC e da Itaipu.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até o dia 25 de novembro, pelo link https://www.even3.com.br/desafios-da-prevencao-outubro-rosa-e-novembro-azul/.
Dados – No HMCC, em 2022 foram 807 novos casos. Hoje, são 1.198 pessoas em tratamento com câncer, seno que 596 são mulheres com câncer de mama e 282 homens com câncer de próstata.
Inca – Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Já para câncer de próstata, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
Assessoria