Vários investimentos impulsionam a área de Esporte e Lazer de Foz
Foram entreguem vários espaços para quase todas as mobilidades e em locais estratégicos
O orçamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer foi um dos que mais cresceu proporcionalmente. Segundo a prefeitura, em 2023, foram aplicados cerca de 28 milhões na construção de novos espaços esportivos, reformas e ampliações da estrutura existentes; foram entregues dezenas de obras em todas as regiões.
Os espaços obedecem áreas estratégicas com os bairros Cidade Nova, Jardim Colombelli, Morumbi, Jardim Jupira, Jardim Curitiba e Cohapar III, além da revitalização da pista de atletismo do Complexo Costa Cavalcanti, em parceria com a Itaipu Binacional.
Os investimentos nesses espaços visam o futuro das crianças e jovens, e também na qualidade de vida da população, uma vez que as práticas esportivas trazem mais saúde aos cidadãos. Foram instaladas mais de 100 academias ao ar livre, beneficiando diretamente os moradores da “melhor idade”.
Atendimentos
A prefeitura criou um quadro próprio de profissionais esportivos por meio concurso público. Essa atenção profissional não existia no passado. Foram contratados 105 técnicos e eles atuam nos centros de convivência, espaços de esporte e lazer, associações de moradores, bem como em outros locais, em diversos bairros de Foz, desenvolvendo atividades gratuitas nas mais diversas modalidades, como futebol, voleibol, basquetebol, natação, ginástica comunitária, entre outras. Também acompanham muitas pessoas que realizam exercícios físicos, orientando e explicando os benefícios à saúde, bem como horários ideais para a prática dessas atividades.
Segundo um levantamento, são realizados cerca de 70 mil atendimentos por mês pelos “técnicos esportivos” que se revezam pela manhã, tarde e noite em diversos espaços, com atividades voltadas a públicos de todas as idades.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer são conferidas nas páginas eletrônicas da prefeitura, muito acessadas pelos interessados.
Apoio a atletas
Cerca de 1.500 atletas iguaçuenses recebem apoio em suas atividades ao longo do ano por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O suporte é concedido para a participação em competições nacionais e internacionais, por meio da aquisição de materiais, custeio de viagens, pagamento do bolsa-atleta, entre outras formas de contribuição.