Educação – tecnologia, inovação, conectividade e internacionalização

Fábio Prado – 

Sempre trouxemos palestrantes, professores e estudantes dos Estados Unidos e Europa e oferecemos aos alunos esse conhecimento diferenciado e inovador. O resultado do nosso trabalho incansável de internacionalização, desenvolvido por anos, em viagens, visitas, reuniões e o cultivo de bons relacionamentos, tornou o contato ainda mais forte com a quebra das barreiras geográficas que ocorreram com a grande conectividade mundial.

O planeta está muito mais conectado, facilitando o contato entre pessoas e conhecimentos que antes eram dificultados por essas barreiras.

Em nossas instituições de ensino, oferecemos conhecimento inovador, internacional e diferenciado com uma frequência muito grande.

Minha visão de vida como educador, é buscar o que há de mais atual no planeta para nossos alunos. Quem estuda em uma de nossas instituições, tem que ter acesso aos mesmos recursos de quem estuda nos melhores lugares do mundo. Portanto, sempre abrimos as portas para novos projetos e inovação.

Buscamos valorizar o que há de positivo e trazemos para dentro de sala de aula. Um exemplo fantástico de inovação, internacionalização, globalização, adaptação, reação rápida ao novo, está em execução na UDC agora!

Trata-se de um projeto piloto no Brasil em parceria com a RIFF ANALYTICS, citado pela Revista Forbes, The New York Times entre outros grandes veículos de comunicação de grande importância no mundo.

É uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para medir e aumentar as interações humanas, ajudando pessoas e organizações a se comunicar, colaborar e inovar de forma mais efetiva em comunicações interpessoais através de vídeo chamadas como no Zoom, Google Meet, Tens entre outros.

Esse é o nosso perfil de educador, entendemos que é preciso aprender e ensinar pessoas para que reajam a situações inusitadas, porque quem age apenas ao previsível pode ser substituído por computadores e em breve pelos algoritmos.

Nesse sentido, estamos ensinando nossos alunos a criar, programar e dominar os computadores, robôs e algoritmos com aulas de Lógica de Programação, em todos os Colégios do Grupo desde o início de 2021.

Nas aulas, os alunos são preparados para pensar logicamente e estipular sequências de passos para resolução de problemas, criação de softwares e aplicação em todas as áreas do conhecimento, seja humanas, exatas ou biológicas.

Inovação pode parecer até um paradoxo, pois significa que não se pode apenas dominar o uso da tecnologia, é preciso saber criar a tecnologia, os métodos e habilidades para dominá-la e também a sua criação.

É papel do educador instigar em seus alunos, habilidades para que sejam criativos, ousados, altruístas e tolerantes para que, de forma excelente, dominem essa nova realidade!

Professor Doutir Fábio Hauage Prado é Pró-Reitor da UDC