Por Newton Paulo Angeli
Os efeitos da pandemia da Covid-19 foram avassaladores em todo o mundo. Em Foz do Iguaçu, não foi diferente. Desde março de 2020, a economia sofreu impactos jamais vistos para uma cidade que se tornou ao longo dos anos um polo turístico de destaque para o Brasil e o mundo.
Durante esses 18 meses, o município tomou medidas para conter o avanço da doença e a Secretaria de Turismo, em conjunto com a Gestão Integrada do Turismo da cidade, tem preparado estratégias visando a recuperação da atividade turística.
Foram muitas as iniciativas da prefeitura para auxiliar as empresas e os trabalhadores do setor, visando diminuir os impactos econômicos originados no ano passado. Com o Programa Foz Juro Zero, desenvolvido pelo Banco do Empreendedor e a Fomento Paraná, foram destinados recursos a microempreendedores individuais, pequenas empresas e informais, com valores entre 6 e 20 mil reais.
Com os cuidados sanitários adotados, a consciência de empresários e cidadãos, aliados à ampla vacinação dos moradores, nos tornou aptos a receber os turistas que nos visitavam antes da pandemia, sendo que 100% dos moradores já foram imunizados com a primeira dose da vacina.
Os eventos locais, por exemplo, já estão sendo liberados de forma escalonada, com até 1.500 pessoas e em outubro, está prevista a liberação para eventos de qualquer quantidade de público, desde que não supere a ocupação de 70% dos espaços. Diante dessa flexibilização, a cidade já está sendo bastante procurada para realização de eventos. O destino também programou a participação em nove eventos, com foco em turismo e negócios entre setembro e outubro, no Brasil e exterior, para alavancar a retomada.
Outro ponto importante é o aumento de dados da aviação. A Azul tem observado uma explosão no movimento para as festas de fim de ano, o que fez o seu presidente, John Rodgerson, manifestar “que nunca havia se deparado com uma demanda como esta”. Foz também integra a volta do Programa Voe Paraná, com a oferta de mais linhas aéreas. A Azul anunciou para a temporada de verão, mais cinco ligações inéditas e a Latam confirmou um incremento no número de linhas partindo de Curitiba. Além disso, após o aumento de extensão da pista de nosso aeroporto, o município está pronto para receber voos internacionais, ampliando sua malha aérea.
O movimento foi bastante expressivo nos feriados prolongados, e outros estão pontuando o calendário, trazendo principalmente os turistas do próprio estado, que aliás, é o foco das campanhas, para atrair visitantes residentes dentro de um raio de até mil quilômetros.
Portanto, mesmo após um impacto tão forte na nossa economia, sem precedentes na história, estamos capacitados para recuperar o que perdemos; com esperança, com confiança no nosso potencial, pois temos uma oferta turística de qualidade, com atrativos inigualáveis, que representam o sonho de muitas pessoas que almejam visitar nosso destino.
Newton Paulo Angeli é Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos