Prefeitura de Foz faz balanço sobre ações dedicadas à causa animal em 2021

Neste ano, foram entregues cerca de 25 toneladas de ração para cães e gatos; também foram feitas 160 cirurgias de castração em cães e gatos

Em 2021, a recém-criada Diretoria de Bem-Estar Animal vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, distribuiu cerca de 25 toneladas de ração para cães e gatos aos 140 protetores independentes e três entidades de proteção animal cadastrados e credenciadas pelo Município.

“Para o ano que vem, temos o objetivo de aumentar a distribuição de ração no município para 60 toneladas e executar a Lei nº 5.009/2021, do Programa de Banco de Ração, oriunda do Poder Legislativo, que tem por objetivo captar doações de rações e promover sua distribuição”, afirma a diretora de Bem-Estar Animal, Keila Lopes.

Controle Populacional de Cães e Gatos

Outra ação em andamento pela Diretoria de Bem-Estar Animal é o Programa de Controle Populacional de cães e gatos, realizado por meio de cirurgias de castração. As cirurgias foram iniciadas em outubro deste ano e são feitas pela clínica contratada pelo Pregão Eletrônico nº 41/2021.

Até o momento, foram realizadas 160 castrações, das 341 previstas na primeira etapa da iniciativa, sendo estas destinadas à população em situação de vulnerabilidade social e aos Protetores e Entidades de Proteção Animal cadastradas e credenciadas no Município.

Para viabilizar as próximas etapas do Programa, a Diretoria iniciou as tratativas de convênios com as universidades UniAmérica e União Dinâmica das Cataratas (UDC).

Para 2022, inicialmente, a expectativa é de que sejam realizadas 388 cirurgias no Castramóvel – Unidade de Esterilização Móvel, visando avançar no controle populacional de cães e gatos no município.

Denúncias

Em 10 meses de trabalho, a equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal já atendeu mais de 300 denúncias de maus-tratos a animais.

Entre os chamados recebidos estão denúncias de animais acorrentados, gatos ou cachorros que possuem tutor e são deixados soltos nas ruas e cavalos soltos em vias públicas. As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo 156 Foz ou do telefone 156.

Guarda Responsável

Em outubro deste ano, a Diretoria de Bem-Estar Animal organizou a 1ª Semana de Proteção e Bem-Estar Animal, na qual foram feitas palestras em escolas públicas, em conjunto com o Canil do 14° Batalhão da Polícia Militar e ações pontuais em espaços públicos, com orientações à população sobre a guarda responsável de animais.

“Esta foi uma de muitas ações que estão por vir, inclusive pretendemos realizar campanhas de sensibilização para adoção de animais, incentivando a guarda consciente e responsável”, complementou Keila Lopes.

AMN