O futuro da saúde em Foz do Iguaçu

Por Fernando Cossa

Para continuar oferecendo um serviço de excelência para a população de Foz do Iguaçu e região, com conceitos modernos e de alto padrão, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, se prepara para somar à região mais serviços e infraestrutura de ponta, reformulando totalmente a sua unidade com uma grande expansão e reestruturação.

O Plano Diretor de Obras — projeto de ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) — já está em andamento, e é considerado fundamental para melhor atender a saúde da população da região. A aprovação pela Itaipu aconteceu no final de abril de 2019, e com os investimentos de R$ 64,7 milhões, permitirá que o hospital passe por uma ampla reforma, com a expansão da área construída, instalação de novos leitos, aquisição de equipamentos e contratação de mais profissionais.

As obras iniciaram com a construção do novo espaço do serviço de endoscopia que conta com uma estrutura de 114 m2, e equipamentos de alta tecnologia, já concluído. Agora, o centro clínico da instituição passa por reforma e ampliação. Entre as obras desta unidade está a construção de um novo Laboratório de Análises Clínicas, para que o paciente saia do consultório e já consiga agendar ou realizar seus exames. O novo local terá uma ampla recepção, além de um novo serviço de saúde preventiva.

Ainda para 2021, estão previstas a reforma geral da Oncologia, com a expansão dos serviços de quimioterapia e radioterapia e a inclusão de um novo acelerador linear.

Para 2022, a expectativa é simultaneamente iniciar a principal estrutura do Plano Diretor a ser construída, a nova Unidade Materno-Infantil, uma edificação que terá aproximadamente 8 mil metros quadrados.

O plano prevê ainda a construção de mais dez leitos de UTI geral, dez de UTI Neonatal e o aumento das salas cirúrgicas.

Com a conclusão do Plano Diretor de Obras, o HMCC terá uma ampliação no número de leitos, que passará dos atuais 202 para 260, e posteriormente para 280. O projeto prevê ainda mais 12.315 metros quadrados de área construída, passando dos atuais 25 mil para mais de 37 mil metros quadrados, além de 8.503 metros quadrados de reforma.

Pensando ainda na sustentabilidade do HMCC e em oferecer o que há de mais moderno em Foz, em 2021 o Conselho de Curadores da instituição aprovou o lançamento de novas unidades de negócios do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, no Edifício Day Medical Center, no centro de Foz do Iguaçu, previsto para 2023.

Com quase 7 mil metros quadrados dedicados ao HMCC, a unidade oferecerá um atendimento personalizado para pacientes particulares e conveniados:

Exames de Imagem: Tomografia, Ressonância Magnética, Mamografia, Ultrassonografia e exames de Raio-X, com os equipamentos mais modernos disponíveis, são alguns dos exames que serão oferecidos.

Check-up Executivo: O serviço irá proporcionar uma bateria de exames e consultas no mesmo dia, com conforto e comodidade, e com a segurança e qualidade do HMCC.

Centro de Atenção à Saúde da Mulher: Serviços estéticos, de prevenção e cuidados exclusivos para elas, com atendimento feminino e personalizado. Este é o conceito deste novo serviço.

Laboratório de Análises Clínicas e Centro de Imunização: Um serviço com a marca HMCC no centro da cidade para atendimento com segurança e comodidade.

Centro Cirúrgico: Um serviço para realização de procedimentos de baixa e média complexidade, no conceito de um Hospital Dia.

A proposta é oferecer um conceito diferenciado e elitizado à população de Foz do Iguaçu e região, já que o edifício contará com características únicas, em um projeto voltado para os serviços de saúde.

A nova estrutura faz parte de um projeto para tornar Foz do Iguaçu um Hub de Saúde das Américas – voltado exclusivamente para os serviços de saúde, que terá como um dos focos as cirurgias de pequena e média complexidade, como as intervenções plásticas, dermatológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas.

A unidade oferecerá saúde com padrão internacional, e a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Costa Cavalcanti.

Por Fernando Cossa é diretor superintendente do HMCC