Atividades culturais na Avenida Brasil chamaram a atenção do público

No último sábado (11), empresários investiram em atrações culturais com música e brinquedos para quem passeou pelo local

Os comerciantes da Avenida Brasil, por meio do Núcleo Territorial, apostaram na realização de apresentações de música, dança, corais, brincadeiras e brinquedos, para celebrar a chegada do Natal.

Empresários membros do Núcleo da Avenida Brasil: Gildo Fonseca, Maurício Costa, Camile Safa Ludke, Marisa Amari, Marinez Rubert e Carlos Bordin: ações irradiaram novos movimentos

As atrações vieram ao encontro dos investimentos já realizados no trecho, pela organização do Natal de Águas e Luzes, que instalou pórticos luminosos por toda a via no período de fim de ano, visando maior fluxo de pessoas no local.

O trabalho ganhou continuidade com as ações promovidas pelo Núcleo da Avenida Brasil. “Resolvemos montar o grupo para ganharmos representatividade. Hoje, trazemos as demandas, mas também falamos de ações  para o crescimento da avenida”, explicou Maurício Costa, coordenador do Núcleo.

Costa: foco está na representatividade

Para ele, essa dinâmica de priorizar  diferentes ações contribui não somente com o crescimento dos empresários, mas também para todo o entorno. “Todos ganham, pois as ações irradiam”, resumiu.

Com trechos de duas ruas interditadas, parte da avenida Brasil foi transformada num calçadão. Nele, o Coral de Itaipu foi um dos primeiros a apresentar-se.

“Nunca tinha visto o coral de Itaipu, e hoje que vim fazer uns pagamentos e comprar umas coisas, dei de cara com isso. É maravilhoso saber que a cultura não é somente para quem tem muito dinheiro, é para todos”, disse o líder comunitário, Enéas Gomes, do Portal da Foz.

A aposentada Dilma Rodinski também acompanhou de perto a apresentação do coral. “Morei muitos anos aqui na avenida, então minha relação de amor é antiga. Foi uma surpresa muito linda o que fizeram aqui”.

Dilma: caso de amor antigo com a Avenida Brasil

Até mesmo quem estava trabalhando pôde assistir às bandas e apresentações distribuídas em cinco pontos diferentes da avenida. O vendedor de frutas Ernesto Galeano, residente em Ciudad del Este, procurou uma sombra para acompanhar a música. “O Natal aqui de vocês é muito bonito. Eu venho todo ano com a família. E hoje foi uma surpresa, tá bonito demais”.

Mesmo os empresários com as lojas em pleno movimento conseguiram curtir parte das ações na avenida. “Com as atrações, os clientes vêm e acabam ficando mais tempo na avenida. Estamos bem animadas”, disse Vilma Kimura, comerciante há 25 anos no local.

Próxima a uma das apresentações, a cabeleireira Inara Oliveira aguardava a filha que trabalha no comércio da avenida. “Achei a ideia muito boa, porque acaba envolvendo e promovendo o trabalho desses artistas durante o fim de ano. E para nós também, porque distrai quem está circulando”.

A programação na avenida Brasil contou com jogos, brinquedos infláveis, exposição de carros antigos com arrecadação de alimentos, orientações sobre saúde, em parceria com o Senac.

A ação contou com apoio da Fecomércio PR, SESC, Senac, Sindilojas, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios. O Natal de Águas e Luzes é uma realização da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural e parceiros.

AMN