Saúde em Foz investe em profissionais, novas unidades e amplia Atenção Primária

Reformas e manutenção de equipamentos da saúde ofertam melhor atendimento à comunidade

A administração e a secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu tem um trabalho incessante para priorizar o bem-estar de toda a comunidade com iniciativas que potencializam o atendimento aos usuários e melhoram o ambiente de trabalho para os funcionários.

Mostra disso foram os investimentos realizados para a reestruturação da UPA Walter Cavalcanti (Morumbi) entregue este ano; a manutenção das unidades de saúde, e a contratação de novo quadro de funcionários desde 2017.
As obras na UPA do Morumbi foram entregues no início do ano e incluíram substituição da cobertura para sanar os problemas de goteiras e infiltrações, e a restauração de todos os tetos, forros, pisos e paredes. A unidade recebeu uma nova sala de medicação, com quase o dobro do tamanho anterior. Os recursos para a reforma são oriundos de um termo de conversão de área.

UBS
Uma série de adequações e manutenções estruturais já vem sendo feitas desde o início do ano em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por meio do Programa Repara Foz, o município agiliza a barateia os custos.

As obras foram realizadas nas UBS dos bairros Carimã, Vila Yolanda, Maracanã, Sol de Maio, Lagoa Dourada, Jardim São Paulo II, Ouro Verde (reaproveitamento da Padre Ítalo que foi para o Poliambulatório), Três Lagoas, São João, além do Ambulatório de Saúde Mental. Os trabalhos incluíram desde reparos em telhados, calçadas, até revisões elétricas e hidráulicas. As unidades também receberam colocação de alarmes.

Ao longo de oito anos foram construídas mais cinco unidades: Cidade Nova, Jardim São Roque e na Vila Boa Esperança (Porto Meira), Profilurb I e Porto Belo, ampliando o acesso e a qualidade de atendimento. As unidades do Profilurb e Porto Belo foram reconstruídas aumentando os espaços e melhorando a qualidade dos atendimentos. Já no Porto Meira houve a implementação do atendimento 24 horas ampliando o acesso da comunidade.

Pessoal
A administração tem se dedicado a fortalecer o sistema de saúde local. Ao longo de sete anos, mais de 650 profissionais foram contratados por meio de concursos públicos e processos seletivos, propiciando maior qualidade nos serviços.

O reforço no atendimento à Atenção Primária veio na ampliação da quantidade de profissionais do programa Mais Médicos no município. Hoje, Foz conta com 52 médicos, divididos entre as unidades de saúde.

Outro número que merece destaque é a quantidade de equipes de Estratégia Saúde da Família, que atualmente contam com 95 equipes cadastradas. Um número recorde no município e com 100% de cobertura, possibilitando dessa forma menor tempo de espera dos usuários e maior agilidade nos atendimentos.