Hospital Municipal Padre Germano Lauck firma-se como referência no Estado

Conquistas recentes na qualidade de serviços, aperfeiçoamento de pessoal dão ao hospital um lugar relevante entre hospitais do Paraná

Ao prestar atendimento não somente à população local, mas também à comunidade fronteiriça, o Hospital Municipal Germano Lauck avança com a conquista de certificações, treinamentos, aquisição de equipamentos e qualificação de equipe multidisciplinar.

Para garantir esse crescimento, o Município investe anualmente mais de R$ 100 milhões com recursos próprios no hospital.

Somente no ano de 2023 superou o número de internamentos em 4,7% em relação ao ano anterior, com destaque para os internamentos voltados para o município, que representam 87% do total das internações.

Os internamentos fecharam o ano de 2023, com total de 15.057, de pacientes de Foz, 8 municípios vizinhos, Paraguai e vindos de outras regionais.

Os indicadores de gestão apontam para alta nos atendimentos que subiram de 92.202 em 2022, para 102.253 em 2023; assim como o total de internações que saltou de 14.371, para 15.049. A taxa média de ocupação hospitalar subiu 7 pontos chegando a 87.87%. O hospital também contabilizou alta em 6,5% nos exames laboratoriais em 2023.

A progressão dos números teve resultados diretos na qualidade dos serviços. Com a reestruturação da ouvidoria, e a implementação de novos canais de comunicação, a taxa de elogios aos serviços e atendimento subiu 88%. A ouvidoria agora está mais acessível e ágil na resolução de demandas. Foram criados setores de apoio específicos para atendimento a familiares e pacientes, proporcionando um suporte mais eficaz e personalizado.

Órgãos
Um dos trabalhos mais importantes realizados no hospital municipal é a captação de órgãos. Em 2023 o Hospital Municipal Padre Germano Lauck realizou 48 notificações, sendo convertidos em 26 captações de órgãos e atingindo a meta de 100% de entrevista de pacientes potenciais doadores. Em 2022 foram realizadas 17 captações de múltiplos órgãos. Já em 2021, foram 12 captações.
Em fevereiro deste ano o hospital realizou a primeira captação de órgãos do ano por meio do Hospital do Câncer de Cascavel -Uopeccan em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição.
Segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, (SET/PR), o Hospital Municipal Padre Germano Lauck atingiu a marca de segundo hospital que mais realizou a captação de órgãos da região Oeste, ficando atrás somente do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. O levantamento envolve 21 hospitais públicos e privados da região.

Selo
No último ano o hospital também recebeu os selos “UTI Top Performer 2023”, e “UTI Eficiente”, concedidos pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e a Epimed Solutions, a maior base de dados para gestão de terapia intensiva do mundo.
As certificações foram concedidas devido ao alto desempenho e à eficiência nos serviços prestados pela instituição, que é referência para os nove municípios do Oeste do Paraná. A unidade hospitalar em Foz é a única com atendimento 100% SUS, do Estado do Paraná, a receber o selo de certificação.