Educação fortalece rede pública com 12 novos CMEIS

Instituições de ensino aumentam acessibilidade e qualidade no atendimento às crianças do município

Educação forte e com caminhos abertos para o futuro. Assim Foz do Iguaçu vem firmando sua Educação de qualidade com aposta em investimentos em tecnologia e qualificação de seus profissionais.

São 12 novos Centros de Educação Infantil (CMEI), escolas e maior qualidade no atendimento. Soma-se a isso, investimento com uma série de obras de reforma e ampliação que vão garantir maior conforto, segurança e acessibilidade aos alunos, professores e comunidade escolar.

Entre as obras em andamento estão a construção do Cmei Dona Brida (Loteamento Dona Brida), a construção da nova sede da Escola Cândido Portinari (Jd Petrópolis), as reformas e ampliações do Cmei Maricota Basso (Jd. São Paulo) e Escola Municipal Carlos Gomes (Campos do Iguaçu), retomada da Duque de Caxias, muro da Arnaldo Isidoro e telhado da escola João XXIII, Eloi Lohmann (Três Lagoas) e as quadras das escolas Josinete Holler, na Vila A e Altair Ferrais da Silva (Zizo), no Jardim Ipê.

Já foram concluídas as obras do Cmei Ozires Santos, no Bubas, a reforma e ampliação da Escola Três Bandeiras (Três Bandeiras); e Escola Municipal Cora Coralina (Morumbi III).

Outra grande conquista na educação do município vem com o aumento da oferta do ensino integral, que hoje abrange mais de 5 mil alunos do ensino fundamental.

O regime integral era ofertado somente nos CMEIs, e hoje aporta 30% dos estudantes das séries iniciais.

Além das atividades pedagógicas da grade curricular, as escolas de período integral e com jornada ampliada ofertam aulas de inglês, espanhol, robótica, ballet, teatro, dança, capoeira, leitura e contação de histórias, violão, musicalização, recreação, jogos matemáticos, judô e artesanato. Os alunos também recebem três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e jantar.

O ensino em período integral atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação e também está previsto no Plano Municipal de Educação.

Docentes
A valorização dos professores também tem sido destaque na administração, e vem com a melhora na qualidade dos recursos e no ambiente de trabalho. O município realizou a contratação de novos professores, secretários, merendeiros e motoristas com intuito de suprir e melhorar o acesso à educação no município.

Além disso, incentivos como o Prêmio Professor Paulo Freire distribuiu premiação totalizando R$97mil a professores e gestores que programaram novas situações de aprendizagem e diferentes possibilidades de ampliação de conhecimento, por meio de experiências bem sucedidas.

O montante de investimentos também foi distribuído em 41 diferentes unidades escolares, com construções, reformas, coberturas de quadras, dentre outras melhorias para professores e alunos, buscando ampliar o acolhimento e aprimorando a qualidade do ensino na cidade.