Ruas e avenidas de vários bairros de Foz do Iguaçu se transformaram em rios

  • Redação Almanaque Futuro – 
O evento climático, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar-PR), pode se repetir nos próximos dias e apenas em algumas horas superou 138 milímetros.

As chuvas ocorridas desde a madrugada deste sábado, 28/11 em Foz do Iguaçu, superaram as expectativas e, a capacidade de escoamento pluvial da cidade, elevado o aguaceiro em quase todos os bairros e região central. Algumas ruas se transformaram em rios, com falta de luz, internet e telefonia móvel, além de uma grande quantidade de veículos enguiçados. Adutoras da SANEPAR necessitaram reparos. Foi baixo o registro de queda de árvores uma vez que os ventos foram moderados. Segundo informações oficiais, uma árvore caiu na Avenida Silvio Américo Sasdelli com a Avenida Andradina e Avenida Florianópolis, sem o registro de pessoas feridas ou desabrigadas. O trânsito se mostrou alterado em alguns pontos, em razão dos motoristas desviarem de alagamentos. Os prestadores de serviço no setor de guinchos e mecânica foram muito solicitados.

árvore caiu na Avenida Silvio Américo Sasdelli com a Avenida Andradina e Avenida Florianópolis – Foto de Douglas Moura?PMFI

Segundo o serviço meteorológico, até próximo das 18h havia um acumulo que superou os 138 milímetros de chuva. A Defesa Civil foi acionada e realiza um balanço quanto às regiões afetadas.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio de nota, informou que “de forma coordenada com todos os órgãos de Defesa Civil, está mobilizada desde as primeiras horas deste sábado para conter os impactos da chuva intensa que atingiu a região. Diante dos alagamentos pontuais e situações de emergência, a Defesa Civil está pronta para agir em colaboração com a Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, garantindo atendimento eficaz às necessidades da população. Para solicitar auxílio, ligue para os números 153 e 199”.

Em vários trechos de obras na BR 469 formaram-se cascatas, em uma desla um pássaro admirava e estranhava a paisagem – Foto Eliane Luiza Schaefer/ Almanaque Futuro

O evento climático do sábado deve se repetir nos próximos dias. A condição é de alerta, segundo um balanço parcial do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar-PR). O volume de água registrado já é superior a metade da média esperada para todo o mês de outubro, quando normalmente são registrados 248 milímetros de chuva.

No setor Sul da cidade, onde são realizadas várias obras estruturantes, o acúmulo de agua impressionou até mesmo os turistas. As valas abertas para a duplicação da BR 469, como a nova estrutura de escoamento no trevo com a Perimetral norte praticamente transbordaram, causando muito receio aos motoristas e profissionais que trabalham no transporte do aeroporto.

Rios se formaram nas valas abertas das obras de duplicação da BR 469. Foto de Eliane Luiza Schaefer/Almanaque Futuro