Com a ajuda da tecnologia 3D, futuros proprietários conhecem detalhes das casas do Projeto Moradias

Evento promovido pela Itaipu, Itaipu Parquetec e FozHabita reuniu os moradores para explicar como as residências são construídas, manutenção e regras para modificações

Futuros moradores conhecem casas do Projeto Moradias com tecnologia 3D

Projeto Moradias apresenta casas com maquetes em realidade virtual

Na última quarta-feira (2), os futuros moradores do Projeto Moradias — iniciativa da Itaipu Binacional com apoio do FozHabita e Itaipu Parquetec — participaram de uma apresentação especial no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. Com o auxílio da tecnologia 3D e realidade virtual, os participantes puderam conhecer em detalhes como serão as novas casas que irão ocupar em breve.

O uso de maquetes virtuais permitiu a visualização completa das residências, inclusive mobiliadas, com acesso a paredes, telhados e layout interno. Para muitas famílias, foi o primeiro contato com essa tecnologia. A ação faz parte do programa Itaipu Mais que Energia.

Transparência e acolhimento no processo de habitação

De acordo com Sidney dos Santos Franco, gestor do contrato pela Itaipu, essa etapa reforça o compromisso com a transparência. “É uma oportunidade para apresentar o processo construtivo das casas e mostrar aos moradores as soluções pensadas para conforto térmico, acústico e segurança”, afirmou.

Durante o evento, os futuros proprietários da Vila Brás — primeiros contemplados com 52 casas — participaram de uma palestra com o engenheiro Gustavo Vermelho, da Tecverde Engenharia, empresa responsável pela obra. Ele detalhou a construção no sistema Wood Frame, muito utilizado nos Estados Unidos, destacando sua resistência e conforto térmico.

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.

 

Famílias tiram dúvidas e planejam o futuro

A cozinheira Valdineia Ferreira destacou que a explicação técnica ajudou a eliminar preconceitos sobre o material. “Achei muito importante. Já sei o que posso ou não fazer na nova casa. Agora tenho segurança sobre o que nos espera.”

Além disso, Diego Biasotto (FozHabita) e Lauane Aponte (Itaipu Parquetec) explicaram regras de manutenção, possíveis ampliações e cuidados legais para que os moradores preservem a estrutura e a garantia do imóvel. “Esse encontro serve justamente para orientar a comunidade e evitar prejuízos futuros”, explicou a arquiteta Julia Teixeira, da Itaipu Parquetec.

Realidade virtual encanta futuros moradores

Após as apresentações, os participantes utilizaram óculos de realidade virtual para explorar suas futuras moradias em 3D. A experiência emocionou Carla Cristiane de Jesus Duarte, uma das beneficiadas: “Vi a casa pronta, com os móveis. Lindo demais! Já imaginei onde vai ficar meu sofá.”

Essa imersão tecnológica ajuda a fortalecer o vínculo das famílias com o novo lar, promovendo confiança, pertencimento e planejamento.

Sobre o projeto

Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.

O Projeto Moradias é uma ação do programa Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Parquetec e FozHabita. A obra é executada pela Tecverde Engenharia.

Serão construídas 254 moradias populares para famílias da Vila Brás, atualmente situadas em Área de Preservação Permanente (APP) junto ao Rio Poty, nascente do Boicy. As novas casas ficam no bairro Três Bandeiras, próximo à comunidade de origem.

A iniciativa promove inclusão social, segurança habitacional e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que retira famílias de uma área vulnerável e irregular.

Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional

 

 

Leia também: https://almanaquefuturo.com.br/cultura/fundacao-cultural-de-foz-foi-o-ponto-de-partida-para-a-construcao-do-legado-da-fic-na-cidade/
E mais: https://almanaquefuturo.com.br/turismo/circuito-sao-joao-trilha-parque-iguacu/

Entre para o nosso grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw