Prefeitura de Foz testa novo produto para melhorias das estradas rurais

A expectativa é que a fórmula promova maior estabilidade do solo das estradas

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Obras, realizou durante toda esta quarta-feira (29), um teste com um novo produto que garante a estabilização e compactação do solo. O novo produto surgiu no mercado como alternativa para as vias onde há viabilidade de fazer o calçamento, representando também custo baixo e qualidade.

Em Foz do Iguaçu, o teste foi feito na Estrada Keller, na área rural da cidade. O produto, que é diluído em água, foi aplicado em 150 metros da via. Caso seja bem sucedida a experimentação, a solução deve auxiliar nas melhorias das vias rurais do município.

Após a aplicação do produto, foi passado o rolo compactador. De acordo com o secretário municipal de Obras, Cezar Furlan, após o término da aplicação é necessário aguardar 72 horas, com tempo ensolarado, para obter a conclusão do teste.

Ainda segundo Furlan, além de garantir estabilidade do solo, o produto também levará qualidade para as vias. Em dias de chuva, por exemplo, não serão formados buracos e poeira. “Vamos aguardar os resultados. Estamos buscando soluções para beneficiar os moradores, agricultores e empresários da área rural. A economia também ganha, pois vai contribuir para a movimentação da safra”.

O prefeito Chico Brasileiro acompanhou o teste na Estrada Keller. “É muito importante estarmos atentos a inovações que podem trazer melhorias e maior efetividade às nossas ações, como é o caso deste produto. Nosso desejo é que o teste seja bem sucedido e, muito em breve, possa trazer benefícios para as áreas rurais de Foz”, ressaltou o prefeito.

Furlan ressaltou, ainda, que se o teste for aprovado o produto será estendido para outras vias em locais onde não há viabilidade de fazer calçamento. “Estamos trabalhando para levar as melhorias para todos os bairros da cidade. É pedido do prefeito Chico Brasileiro, e nossas equipes estão nas ruas trabalhando”, disse o secretário.

AMN