Almanaque Futuro passa um olhar no Meio Ambiente em Foz do Iguaçu e Região
O suplemento abordou as atividades de preservação da Natureza, das espécies, propondo também uma melhor qualidade de vida das populações, por meio de demandas sustentáveis.
Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no curso de recomposição do Bioma da Mata Atlântica, onde ocorrem muitas ações para devolver o que foi depredado em menos de um século. O Paraná era coberto por 95% de florestas e elas desapareceram com os ciclos econômicos como a extração da erva mate e madeira.
O desordenamento colonial passou a ser corrigido com o surgimento do reservatório de Itaipu, delimitando margens por meio de áreas protegidas, se transformando em uma faixa florestal impressionante, ligando o Território de Missiones, os parques nacionais do Brasil e Argentina à reserva de Ilha Grande; uma distância de mais de mil quilômetros serpenteando margens brasileiras e paraguaias (onde as florestas foram preservadas).
O levantamento jornalístico reflete sobre o Parque Nacional do Iguaçu, que mantém o que consideramos “a visão do Paraíso”. Por sua vez, como a administração municipal de Foz trabalha as questões como Educação Ambiental, Captação de Resíduos, Coleta Seletiva, podas e plantio de árvores, mantendo o verde sempre em evidência. Em outro extremo, está Itaipu Binacional, o Refúgio Biológico e todo um vasto cabedal de programas, que segundo a opinião de técnicos e ambientalistas, devolveu muito mais ao meio-ambiente, em relação ao que foi retirado.
Segundo os editores do site Almanaque Futuro, o impresso é apenas um primeiro capítulo abordando temas tão fundamentais para a vida. Outras edições trabalharão fontes energéticas e alternativas como biogás, placas solares, programas empresariais e parcerias, IDH, e tudo o que ajudar a amenizar o impacto frente a exuberante flora e fauna onde vivemos.
A Edição Especial impressa circulou encartada no jornal GDia, edição de 28 de junho e também em exemplares avulsos, distribuídos gratuitamente. Os leitores podem acessar o PDF da edição no site, bem como todas as matérias serão publicadas neste ambiente eletrônico.