Itaipu reúne mais de 60 profissionais de Foz em capacitação para atendimento a adolescentes
Workshop “Adolescência na Prática: Olhando Além da Superfície” foi ministrado por psicólogas para rede de atenção psicossocial da cidade
Na última sexta-feira (1º), o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu Binacional reuniu mais de 60 profissionais que trabalham com o público infanto-juvenil na rede de atenção psicossocial de Foz do Iguaçu para uma capacitação para atendimento de adolescentes. O workshop “Adolescência na Prática: Olhando Além da Superfície” foi ministrado pelas psicólogas e docentes em psicologia Giovanna Miyazaki e Larissa Vidotti, de São José do Rio Preto (SP).
“Quisemos reunir pessoas que atuam no acolhimento e atendimento de adolescentes, como psicólogos, assistentes sociais, educadores e outros profissionais, para falar dos desafios presentes no cotidiano deles e oferecer-lhes mais ferramentas para atuar”, disse Vinícius Ortiz, coordenador do Programa PIIT da Itaipu.
Na capacitação foi realizada uma dinâmica chamada “A história de Joana”, em que os participantes discutiram sete diferentes pontos de vista em relação a uma mesma jovem: a visão do chefe, da mãe, da amiga etc. para tratar da necessidade de ampliar a perspectiva do olhar em relação aos jovens.
Também foi organizada uma roda de conversa com o tema “Sentido da Adolescência”, sobre como os valores da sociedade atual afetam os jovens. “Abordamos desafios do dia a dia como o uso de telas, o peso das redes sociais sobre o comportamento dos jovens, e técnicas de comunicação com os adolescentes”, explicou Giovanna Miyazaki, uma das facilitadoras do workshop.
Para a psicóloga Jéssica Oliveira, que atende jovens e familiares do Programa PIIT, a experiência de participar do workshop foi única. “Lidamos com inúmeros desafios em nossa profissão, então este momento foi importante para a atualização profissional e para pensarmos novas estratégias”, disse.
A pedagoga da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, Letícia Zandoná, considerou a experiência bastante enriquecedora. “A troca com outros profissionais amplia nossos horizontes e permite que a gente cresça junto neste que é um trabalho de tanta responsabilidade”, disse.
Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional