Itaipu apresenta inovações do Projeto Moradias em reunião anual da SBPC, em Recife (PE)

O diretor administrativo, Iggor Rocha, apresentou a tecnologia do Wood frame, utilizada na construção das casas

O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha, fez uma apresentação, na manhã desta sexta-feira (18), sobre o Projeto Moradias no auditório principal da Expo T&C, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE). A Itaipu Binacional está com um estande na área de exposição do encontro, que acontece ao longo dessa semana na capital pernambucana.

Segundo Iggor, é a primeira vez que a Binacional participa de forma mais efetiva – com estande e fala oficial – do encontro que reúne as principais entidades científicas do País. “A SBPC foi fundada em 1948, é uma entidade que tem papel fundamental na consolidação do sistema nacional de ciências, então, é uma honra participar do evento”, afirmou Iggor Rocha, que é membro associado da entidade desde 2019. “Nossa participação só mostra a capacidade da Itaipu como produtora de ciência.”

Estande da Itaipu no evento também remeteu ao Projeto Moradias. Foto: Wellington Reis/Itaipu Binacional

Em sua fala, o diretor mostrou as tecnologias envolvidas no Projeto Moradias, iniciativa da Itaipu em parceria com Itaipu Parquetec, Prefeitura e Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (FozHabita), que visa a construção de moradias no Bairro Três Bandeiras para famílias de vulnerabilidade social. Os recursos iniciais de R$ 61 milhões possibilitam a construção de 254 casas.

“Existe uma grande pesquisa envolvida na metodologia do Wood frame, utilizada na construção das casas, e como ela reduz a emissão de gases do efeito estufa”, destacou Iggor. O Wood frame utiliza madeira de reflorestamento como matéria-prima, garantindo a redução da emissão de carbono e produção de resíduos, e acelerando a construção das casas. O sistema construtivo atende às diretrizes do Governo Federal sobre transição energética justa, com sustentabilidade aplicada à construção civil.

Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional