Guarda Mirim de Foz inicia seleção de adolescentes para programa de trabalho
Inscrições estão abertas até 31/01. A capacitação profissional é destinada a adolescentes de 14 a 18 anos. Saiba mais
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para adolescentes interessados em capacitação técnico-profissional e encaminhamento ao primeiro emprego. O prazo vai até 31 de janeiro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sede da instituição, localizada na Rua Tadeu Trompschinski, 56, bairro Maracanã. Jovens entre 14 e 17 anos e 11 meses, regularmente matriculados na escola, podem se inscrever.
Como realizar a inscrição
Para participar, o adolescente ou seu responsável legal deve apresentar o CPF do jovem e comprovante de residência atualizado. As inscrições são realizadas por ordem de chegada, com distribuição de senhas. É importante destacar que o processo corresponde a um cadastro e o ingresso depende da quantidade de vagas oferecidas pelas empresas parceiras.
“Essa inscrição não garante uma vaga de trabalho ao adolescente. Ele será incluído no banco de dados, e as vagas serão preenchidas conforme a disponibilidade das empresas”, explicou o Professor Rafael Turcatto, representante da instituição.
Critérios e programação
O programa é voltado à formação técnica e profissional de adolescentes, promovendo sua integração ao mercado de trabalho. Além disso, os jovens participam de atividades complementares como esportes, cultura, lazer, saúde e alimentação. As parcerias com empresas e órgãos locais são fundamentais para a manutenção do projeto.
De acordo com Turcatto, é imprescindível que o adolescente complete 14 anos até o dia 31 de janeiro. “Se ele fizer 14 em fevereiro ou março, o sistema não aceita a inscrição. É importante prestar atenção a essas informações para evitar transtornos”, destacou.
Histórico de sucesso
Fundada em 26 de julho de 1977, a Guarda Mirim de Foz já encaminhou cerca de 35 mil jovens ao mercado de trabalho, com foco em adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua em parceria com órgãos como Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu e empresas privadas. O Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), realizado em colaboração com Itaipu desde 1998, garante anualmente o encaminhamento de 250 a 300 jovens.
Almanaque Futuro com assessoria