Ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu dobra capacidade e moderniza terminal
Obras no Aeroporto de Foz do Iguaçu trazem melhorias para passageiros e reforçam infraestrutura da Tríplice Fronteira.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, uma das principais portas de entrada da Tríplice Fronteira, terá oficialmente entregues, nesta terça-feira (21), as obras da primeira etapa de ampliação. O evento, que acontecerá às 16h, deve contar com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos CEOs do Grupo CCR e CCR Aeroportos, Miguel Setas e Fabio Russo, respectivamente. As melhorias, que em todas as etapas somam um investimento de aproximadamente R$ 350 milhões, prometem transformar a infraestrutura do terminal.
Investimento recorde
Com as obras, a capacidade operacional do aeroporto dobrou, passando de 2 milhões para 4 milhões de passageiros por ano. Segundo a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, a modernização incluiu a ampliação do terminal de passageiros em 5 mil metros quadrados, novos áreas de check-in, sala de embarque e desembarque internacional, além de três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves simultaneamente. As obras geraram mais de 720 empregos diretos durante o período de execução.
Entre os destaques está a ampliação da pista de pousos e decolagens em 600 metros, concluída em abril de 2021. Apesar de inaugurada na época pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), a pista ainda não havia sido utilizada devido à necessidade de ajustes no plano de drenagem e sinalização, que foram finalizados agora.
Novas opções para passageiros
A modernização também trouxe melhorias na experiência dos passageiros. O terminal agora conta com salas VIP, novos restaurantes, lojas, e uma esteira automatizada para bagagens, tornando a passagem pelo aeroporto mais ágil e confortável. “Com isso, estamos prontos para atender um volume maior de passageiros e oferecer um serviço mais eficiente”, afirmou Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos.
Crescimento no fluxo de passageiros
Em 2024, o aeroporto registrou mais de 2,1 milhões de passageiros, um aumento de 12% em relação a 2023. Apesar do crescimento, os números ainda estão 7% abaixo dos 2,3 milhões registrados em 2019, antes da pandemia de covid-19.
Durante o evento, equipes de engenharia vão detalhar as principais intervenções realizadas.
Almanaque Futuro com assessorias