Seminário discute cinema, memória e fronteira com exibição de clássico argentino restaurado
Evento será realizado no dia 31 de julho, às 19h, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Parquetec, com filme, debate e certificado de participação.
O Seminário de Pesquisa em Cinema “Imagens e Imaginários Entre-Fronteiras: Ontem e Hoje” será realizado na quarta-feira, 31 de julho, às 19h, na sala de exibição do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Parquetec. A programação inclui a exibição do clássico argentino “Prisioneiros da Terra” (1939), dirigido por Mario Soffici e restaurado recentemente. Baseado em contos de Horacio Quiroga, o filme denuncia a exploração de trabalhadores da colheita de erva-mate na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, com imagens filmadas em Misiones, incluindo as reduções jesuíticas, o rio Paraná e a selva missioneira.
Após a sessão, haverá debate com Guillermo Rovira, do Instituto de Artes Audiovisuais de Misiones (IAAviM), Virginia Osório Flores, da UNILA, e Fran Rebelatto, coordenadora do projeto “Práxis Cinematográfica: o trabalho das/nas imagens”. A conversa abordará temas como a preservação da memória audiovisual na fronteira, a representação de trabalhadores e a relação entre cinema, literatura e história.
O evento é uma parceria entre a UNILA, o Laboratório de Preservação de Imagem e Som (LABPICS), a Cinemateca Digital de Misiones e o IAAviM, com apoio do Edital Move América da CAPES e da Itaipu Parquetec.
A participação dá direito a certificado e as inscrições devem ser feitas pelo link:
🔗 https://forms.gle/QgxHdR8WBZe2dTVU6
Da redação