Cultura em Festa -“ Foz fazendo arte” agora é Lei

*Por Eliane Luiza Schaefer_

 

Nesta segunda-feira (5) de agosto, aconteceu na Câmara de vereadores a sessão ordinária onde o Projeto de Lei “Foz Fazendo Arte” que foi aprovado por unanimidade, tornando-se Lei Municipal, transformando-se em política pública. A iniciativa será mantida nas próximas gestões independentemente de quem seja o prefeito.
O projeto Foz Fazendo Arte é uma das principais estratégias de difusão, circulação e formação artística. A ação desenvolve oficinas livres e também de formação de novos artistas em vários locais da cidade, nas escolas, equipamentos de saúde pública, associações de moradores e entidades sociais.
A ocasião lotou o plenário, defendendo a arte e cultura de todas as áreas, arte educadores, educandos, ou seja, foi uma data memorável; uma grande vitória pela conquista.


Segundo Binha Zelinski – Coordenadora de Incentivo a Cultural e do Foz Fazendo Arte, “transformar o projeto em uma política pública de Estado sempre foi um dos nossos principais objetivos. Acreditamos que a formação artística e cultural vai muito além de simples oficinas esporádicas; ela é parte essencial do processo de desenvolvimento humano”, disse.
Segundo ela, “trata-se de uma política pública transversal, que não só impacta diretamente a cultura, mas também exerce um papel significativo na saúde, na assistência social, no fortalecimento de vínculos, no esporte e na educação integral. Diversas áreas da nossa vida são permeadas pela arte e pela cultura”, acentuou Binha.
“O Foz Fazendo Arte tem como essência o acesso aos códigos culturais e a democratização desse acesso. Estamos presentes no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), no CER IV, nas associações de moradores, nas escolas com as crianças e nos centros comunitários com os idosos. Estamos também nas ONGs e nas praças, levando a cultura a todos os cantos da nossa comunidade. Ver o plenário repleto de pessoas de todas as áreas, unidas na luta para que a cultura seja reconhecida como uma política pública de Estado, foi extremamente gratificante. Isso reforça nossa compreensão de que a educação e a cultura são fundamentais e transformadoras para nossa sociedade”, finaliza Binha.
Para Caroline Ribeiro – Gerente de Serviços Técnicos do CER IV, “essa conquista para Secretaria Saúde, é uma alegria muito grande, e, significa que vamos poder contar com a cultura, pois ela potencializa o cuidado na saúde mental; na saúde na pessoa com deficiência. Para nós do CER IV, são dois anos de parceria com ganhos positivos para aos nossos pacientes. Na câmara foi um momento que emocionou a todos na certeza que o programa seja uma política pública; os munícipes de Foz terão possibilidade de ampliar culturalmente socialmente por meio da Saúde, socialização e para nós, foi de grande emoção participar do momento e vibrar junto com o pessoal da Fundação Cultural”, relata Caroline.
Os Direitos Culturais, ainda pouco conhecidos e difundidos, compreendem desde o acesso a bens culturais até a participação ativa na vida cultural. O programa “Foz Fazendo Arte” contribui para a garantia desses direitos, promovendo a formação artística e o desenvolvimento no município, alinhado às diretrizes do Plano Nacional da Cultura.
O programa oferece formação em diversas modalidades artísticas e culturais. As atividades, ofertadas semestralmente, abrangem desde artesanato até teatro, com flexibilidade para a inclusão de novas linguagens. A proposta pedagógica integra conhecimentos teóricos e práticos, adaptando-se às características de cada modalidade.
Implantado em 2022, o programa “Foz Fazendo Arte” já se consolidou como uma importante iniciativa para o desenvolvimento. Através de uma ampla rede de parcerias, o programa oferece uma diversidade de atividades artísticas a pessoas de todas as idades e regiões do município.
O programa “Foz Fazendo Arte” por meio de Lei, garante sua continuidade e expansão, e assegurando o acesso da população a experiências artísticas e culturais de qualidade.