Foz do Iguaçu recebe exposição de arte e desfile internacional inspirados na Rota da Seda

Mostra “Esplendores da Seda” traz tradição chinesa para Foz e é aberta ao público

Foz do Iguaçu será palco, a partir de outubro de 2025, de um dos eventos culturais mais simbólicos do calendário internacional: o Desfile e Exposição “Esplendores da Seda”. O evento é promovido em parceria entre o China National Silk Museum e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Diretoria de Relações Internacionais.

A exposição apresenta um resgate histórico das antigas dinastias chinesas e da Rota da Seda, por meio de peças de seda e réplicas de artefatos históricos, em um cenário artístico e educativo, estará disponível para visitação pública, no Shopping Catuaí Palladium, a partir do dia 26 de outubro até março de 2026.

Já o desfile de moda será apresentado no Marco das Três Fronteiras no horário, às 17h, no dia 25 de outubro. O objetivo é celebrar as relações entre os países por meio da arte e da moda, combinando tradição, cultura e estilo contemporâneo.

Para assistir ao desfile é necessário adquirir o ingresso do atrativo, que é gratuito para moradores da cidade.

A Mostra “Esplendores da Seda” é um projeto itinerante do museu chinês, que já passou pela França em 2024, e chega ao Brasil em 2025, com edições em São Paulo e Foz do Iguaçu.

Para o secretário de Turismo Jin Petrycoski, essa interconexão é um gesto de amizade e cooperação entre povos. “A iniciativa reforça a vocação da nossa cidade como espaço de encontro e de diálogo entre nações, além de ampliar a presença de Foz no cenário internacional. Essa parceria demonstra como o turismo pode ser um elo poderoso entre culturas, promovendo aprendizado, valorização mútua e desenvolvimento sustentável’, destaca.

Desde 2023, Foz do Iguaçu passou a integrar a Aliança Internacional de Cidades Turísticas da Rota da Seda, sendo a primeira cidade das Américas e única do Brasil no grupo. Com isso, a relação com a China tem se aprofundado. O município de Foz do Iguaçu registrou um aumento de 156% no número de turistas chineses no ano de 2024 em comparação ao ano anterior.
A exposição

Com caráter educativo e artístico, a exposição “Esplendores da Seda” busca mostrar a trajetória das antigas dinastias chinesas e a importância histórica da Rota da Seda, no desenvolvimento das trocas comerciais, artísticas e culturais entre o Oriente e Ocidente.

A mostra contará com peças originais e réplicas históricas de artefatos em seda; painéis ilustrativos sobre o processo de produção da seda; documentos e registros históricos e elementos interativos e educativos, que visam aproximar o público do legado sino-brasileiro.

Desfile internacional

O desfile é também um projeto itinerante do China National Silk Museum, mas na fronteira ele ganha um toque local: além das vestimentas tradicionais chinesas, a estilista iguaçuense Juliana Montemezzo apresentará três criações exclusivas inspiradas na natureza, fauna e flora da região, com destaque para as águas, as onças e os ipês, símbolos da biodiversidade e identidade iguaçuense.

Assessoria de Imprensa PMFI