Pensar grande é essencial neste momento

Pense grande

Qual cidadão não gostaria de ver nossa Foz do Iguaçu conquistar o título de melhor cidade para viver? E qual empresário não gostaria que nossa cidade fosse a que mais recebesse turistas do Brasil e do mundo inteiro? Assim creio que nossa cidade experimentará um crescimento socioeconômico nunca visto. Me incluo nesse grupo de otimistas, e toda empresa que administro, juntamente com meu irmão e sócio José Pimenta Camargo Neto. Juntos insistimos, persistimos e mantemos firmes, e de cabeça erguida, a Tarobá Construções Ltda há 29 anos.

Nesse período, passamos por várias fases da economia de nossa cidade e de nosso país, e a experiência acumulada nos permitiu avançar para outras áreas de negócios, além da construção civil, como na área de concessões públicas e incorporações. Em 26 de novembro, completaremos oito anos de gestão do estacionamento do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, onde desde o início implementamos melhorias como a ampliação de 447 para 1068 vagas. Também já executamos a cobertura em 500 vagas e no próximo ano cobriremos mais 500.

Com tantas melhorias que nosso aeroporto tem recebido como a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros, ampliação da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves, bem como a duplicação da via de acesso ao Aeroporto, temos certeza que brevemente o movimento superará o volume anterior à pandemia, face aos novos voos internacionais já previstos. Com esse pacote de investimentos da Itaipu, do Governo do Estado, do Município, da iniciativa privada e ainda com a duplicação da Rodovia das Cataratas podemos afirmar que o crescimento será exponencial.

Também vejo como oportunidade a concessão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu para a iniciativa privada, no caso a Companhia de Participações em Concessões do Grupo CCR. Do pacote de aeroportos que foi concedido o nosso é o que receberá os maiores investimentos, na casa de R$ 512 milhões. Segundo os estudos de viabilidade que acompanham o edital, o terminal deve crescer 4% ao ano a partir de 2025, ou seja, o número de voos internacionais tem tudo para exponencializar.

Ainda na área de Concessões, estamos vendo, mês a mês, um aumento no número de passageiros no Terminal Rodoviário de Foz do Iguaçu, que administramos desde abril de 2016, onde também fizemos investimentos significativos.

Com esse belo prognóstico de crescimento, decidimos atuar também na área de Incorporações, e iniciamos o nosso primeiro empreendimento, o Residencial Tancredo. Edifício localizado na Avenida Tancredo Neves com 36 apartamentos, e as fundações em fase de conclusão, que já se encontram a venda.

Principalmente na área de Concessões, enfrentamos grandes desafios com a pandemia, porém resistimos e com certeza tempos melhores ou ótimos virão por aí. Com todas essas melhorias acontecendo, só nos resta contribuir com o que estiver ao nosso alcance e ter a certeza que brevemente veremos o resultado.

 

Renato Pena Camargo

Sócio Tarobá Construções Ltda