Secretaria de Educação de Foz apresenta reorganização e prioridades ao Sinprefi

Na primeira reunião com a nova secretária da pasta, o Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal trouxe demandas da categoria

A secretária municipal de Educação, Silvana Garcia, apresentou nesta quarta-feira (08) ao Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi) como está sendo estruturada a pasta, priorizando as competências técnicas dos profissionais e considerando demandas prioritárias, como um melhor atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Silvana explicou que, primeiramente, está sendo feito um diagnóstico da rede municipal de educação para entender a dinâmica e as necessidades da organização. Mas já foi planejada a reorganização das pastas conforme algumas demandas já levantadas.

A secretaria será dividida em três diretorias, que abrigarão coordenações. Uma delas é terá atuação geral, e ficará responsável pelos recursos humanos, financeiro, jurídico e obras; a segunda é relacionada à parte pedagógica, abrigando os ensinos infantil e fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, programas e projetos, formação continuada, Programa de Combate à Evasão e Abandono Escolar, avaliações pedagógicas e acompanhamento a equipes gestores. A terceira diretoria será de gestão escolar, relacionada à parte administrativa, com coordenações de governança de dados, estrutura e funcionamento, alimentação escolar e transporte.

A secretária detalhou que a formação continuada dos servidores da educação estará entre as prioridades da gestão, bem como o fortalecimento da rede de proteção das crianças e adolescentes, em conjunto com o Conselho Tutelar, Ministério Público e Vara da Infância e da Juventude, a fim de minimizar a evasão escolar. “Queremos garantir a real proteção que as crianças precisam”, destacou Silvana.

Outra demanda que será prioritária é a melhoria no atendimento aos alunos com TEA. “Teremos um núcleo especializado, em que faremos a interlocução com a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, para atender a essa demanda importante e necessária. Nossa intenção é implantar centros de atendimento especializado em grandes regiões da cidade”, disse a secretária.

A ampliação da tecnologia na rede municipal da educação é outra prioridade da gestão do prefeito Silva e Luna, tanto para a melhoria dos processos internos da secretaria, como para o aprendizado dos alunos.

Outra mudança será um acompanhamento mais próximo dos diretores e coordenadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das escolas municipais, com uma equipe que ficará responsável por esse suporte. “Tanto para os profissionais da rede municipal, como para os pais e alunos, queremos garantir um atendimento mais humanizado, acolhedor e com eficiência”, complementou Silvana.

AMN