- Prof. José Afonso de Oliveira –
O setor de turismo em Foz do Iguaçu pode conhecer um novo impulso ao se propor trabalhar a questão das Reduções Jesuíticas dos Índios Guaranis em nossa cidade.
Isso tem um grande apelo, especialmente junto ao público europeu pois que esse ambiente histórico/cultural tombado pela UNESCO é bem conhecido dos europeus.
Foz do Iguaçu não tem nenhuma das ruínas, mas estamos numa localização muito privilegiada com um aeroporto internacional que pode receber voos fretados procedentes de qualquer país europeu.
Seria instalado um centro de estudos na UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu, onde os visitantes participariam de estudos, seminários, congressos e daqui seguiríamos um roteiro para o conhecimento desses monumentos da humanidade.
Em direção ao Paraguai temos a redução de Trinidad, onde temos o melhor conjunto preservado de todo essa sociedade existente por, aproximadamente mais de um século.
Em direção a Argentina, estamos em San Ignacio Mini a última redução construída apresentando também uma excelente visão de conjunto.
Retornamos ao Brasil visitando São Miguel, no Rio Grande do Sul e de lá em direção ao aeroporto mais próximo.
Essa é uma ideia que precisa ser trabalhada, mas penso que é um novo e bom atrativo turístico para a nossa cidade e região.
Creio que tenhamos na UNIOESTE, especialmente no seu curso de Turismo a liderança necessária para o encaminhamento de suas ações visando a concretização dessa ideia.
Prof. José Afonso de Oliveira é sociólogo, professor universitários e escreve para o Almanaque Futuro