Aos 96, morre Elizabeth II. Foi reinado mais duradouro da história britânica

Elizabeth Alexandra Mary ou Elizabeth II, nasceu em Londres, em 21 de abril de 1926. Foi rainha do Reino Unido e dos chamados Reinos da Comunidade de Nações. Esteve no trono durante 70 anos, portanto, desde 1952.

Muito querida pelos súditos, foi aos poucos tornando-se uma figura carismática e com altíssimos índices de popularidade, capaz de reverter severas crises, tanto as internacionais, como em seus domínios, como escândalos envolvendo ministros e membros de sua família. Foi um dos ícones notáveis a sustentar a imagem da cultura britânica.

Elizabeth foi considerada uma mãe exemplar, em todos os momentos atenta aos filhos e depois aos netos e bisnetos, mesmo em meio às funções constitucionais, muito impositivas e   significativas, mantendo-se como uma representante ativa de sua nação perante o mundo.

Como chefe da Commonwealth, organização intergovernamental composta por 53 países independentes, Elizabeth II defendeu interesses comerciais e institucionais de seu reino. A primeira soberana da Casa de Windsor, era também a chefe da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Foi reconhecida pelos estados sob seu domínio com o título de Defensora da Fé. O papel político de Isabel II abrangeu inúmeras frentes, sempre respeitando as funções constitucionais, um exemplo perante o mundo político.

Elizabeth assumiu o trono muito jovem, 25 anos, herdado de seu pai o Rei Jorge VI, que por sua vez se viu obrigado a substituir o irmão, que abdicou, para juntar-se à uma norte-americana. Antes, porém, em 1936 ela tornou-se a princesa herdeira presuntiva do trono britânico. Com vistas ao futuro, foi sendo preparada desde cedo; exerceu funções públicas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, casou com Filipe Mountbatten, da Grécia e Dinamarca; um casamento que durou 73 anos até a morte de Filipe em 2021. Tiveram quatro filhos: Charles, Príncipe de Gales; Anna, Princesa Real; o príncipe Andrew, Duque de Iorque; e o príncipe Eduard, Conde de Wessex.

Em 6 de fevereiro deste ano (2022), Elizabeth II atingiu 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. A partir do dia 12 de junho, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França – este com 72 anos e 110 dias de reinado).

Neste 8 de setembro, o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha estava sob supervisão médica em Balmoral depois que os médicos expressaram preocupação. A declaração dizia: “Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável em Balmoral”. Os quatro filhos da rainha, juntamente com suas noras, e o príncipe William e o príncipe Harry, viajaram para ficar com ela. Sua morte foi confirmada horas depois.