Por Elaine Tenerello –
Em Foz do Iguaçu é impossível falar de turismo sem observá-la pelo prisma de eventos. Um setor que movimenta de maneira significativa uma cadeia que vai da infraestrutura, transporte, comércio e serviços e que é famosa por dar sustentabilidade à cadeia produtiva em período considerado de baixa temporada do turismo de lazer. Além disso, o visitante de eventos merece destaque, pois é responsável por um gasto médio até 4 vezes mais do que o turista de lazer. Este ano, considerando apenas os eventos captados e apoiados pelo Visit Iguassu, o impacto econômico mensurado ultrapassou R$ 90 milhões.
Um número considerável e que demonstra que estamos preparados para receber os congressos e convenções dos mais variados segmentos. Com uma infraestrutura elogiada pelos organizadores e clientes, a cidade ganha cada dia mais know how como sede para eventos nacionais, internacionais e mundiais.
Mas, apesar do Destino oferecer uma cesta de oportunidades, esbarramos em gargalos que vão além do limite empresarial resolver. Como entidade, representante de empresas do setor turístico da região trinacional, o Visit Iguassu, que é o Convention Bureau, é parte do processo construtivo de um esforço de anos para a consolidação de um destino turístico competitivo, reunindo no corpo de associados produtos e serviços de qualidade, a altura dos grandes centros. Isso já é uma realidade em Foz do Iguaçu, o que ainda é sonho, é uma cidade assistida em incentivos públicos para o incremento de voos e novos investimentos privados.
Quem opta por realizar evento em Foz do Iguaçu, esbarra num acesso aquém do merecido. São eventos de pequeno, médio e grande porte que veem seu público se sujeitar a custos aéreos fora do normal. Sabemos dos impactos causados pela pandemia, acompanhamos estudos de mercado e cenário que são realizados no mundo todo e temos conhecimento que a situação será gradativa, ano após ano, atingiremos melhores resultados. Mas também assistimos estados do Nordeste dando bons exemplos com políticas de incentivos fiscais mais arrojadas e colhendo frutos de uma administração atenta às necessidades do setor aéreo.
Estamos vivendo um novo ciclo para Foz do Iguaçu, as obras de infraestrutura espalhadas pela cidade, com grande investimento público se unindo ao investimento privado, projetam uma nova imagem para a principal cidade turística paranaense. As novas concessões, Parque Nacional do Iguaçu e Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, os novos atrativos inaugurados nos últimos dois anos, os novos hotéis, os free shops, dão mote a um futuro promissor, mas que precisa de uma atuação mais efetiva nas políticas de incentivo fiscal do Estado, para o qual as forças empresariais e institucionais estão em constante alinhamento.
Como instituição privada promotora do turismo da região, o Visit Iguassu trabalha para que o setor de eventos seja propulsor, gerando sustentabilidade para a cadeia do turismo. Para isso, através das políticas de apoio, com critérios claros e definidos, focamos constantemente na atração de novos eventos para a cidade, inclusive, com a criação de eventos próprios, como o Iguassu Meeting Planners Experience – IMPE, o Iguassu Corporate Experience – ICE, e o Iguassu Meeting Experience – IME, onde convidamos representantes de grandes empresas realizadoras de congressos e convenções para que tenham uma experiência imersiva, seguindo a jornada dos seus clientes, visando o Destino Iguaçu como futura sede de seus próprios eventos.
Nosso trabalho aproxima os players do mercado de turismo e eventos da nossa cidade e da nossa região. Somos agentes facilitadores para que o processo decisório seja mais assertivo e demande menos tempo. Graças à confiança e credibilidade dos nossos associados, que somam 120 empresas, apresentamos a esses profissionais um destino preparado, com muita atratividade, infraestrutura e serviço. Apontamos uma região em constante crescimento e lutamos de forma apolítica e apartidária para que o Estado do Paraná se torne mais competitivo no quesito conectividade e malha aérea.
Elaine Tenerello é Diretora Executiva do Visit Iguassu.