Turismo de Itaipu cresce 44% em relação ao primeiro semestre de 2022

Foram 240.651 visitantes, ante 166.439 dos primeiros seis meses do ano passado. Em junho, o aumento foi de 19% na comparação com o mesmo mês de 2022.

O turismo de Itaipu recebeu, no primeiro semestre de 2023, pelo lado brasileiro da usina, o total de 244.651 visitantes, ante 166.439 no mesmo período do ano passado. O crescimento registrado é de 44%. Só em junho, passaram pelos atrativos turísticos da usina 30.653 pessoas, aumento de 19% na comparação com o mesmo mês de 2022, quando a soma foi de 25.677 visitantes. Os dados mostram a tendência de retomada do setor, que sofreu forte impacto com a pandemia de covid-19.

O passeio mais visitado foi o Itaipu Panorâmica, com 176.185 pessoas. Em segundo lugar, o Itaipu Especial, com 30.820 pessoas, seguido do Itaipu Refúgio Biológico, com 22.755 visitantes. O Itaipu Iluminada recebeu 10.243 pessoas, enquanto o Itaipu Ride, com comboios de carros antigos ou motos, atendeu 326 turistas. Os dados são do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que opera o serviço na usina.

Para o gerente geral do CTI, Yuri Benitez, os números têm, felizmente, superado as expectativas. “Após um longo período de incertezas e instabilidade, isso é fundamental para reforçarmos o investimento em infraestrutura e melhoria da experiência de visitação, com novos espaços e atrativos”, afirmou.

Vários espaços estão passando por revitalização para melhorar o atendimento ao visitante. As reformas do Mirante Central estão sendo concluídas, assim como alguns acessos, banheiros e lojas de suvenires.

Novidade em julho
A partir desta sexta-feira (07), o passeio Itaipu Iluminada, que também acontece aos sábados, vai oferecer um atrativo a mais. A atração incluirá a opção de um jantar especial all inclusive, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa.

O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandárias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas. A duração é de quatro horas.

A programação inclui apresentação musical com Sofia Goulart e Tiago Rossato, além de artistas da região das três fronteiras. O jantar acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da época da construção da barragem.

Como funciona o Itaipu Iluminada
Do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), turistas e moradores seguem de ônibus até o Mirante Central. É ali que ocorre a maior parte da visita, que inclui apresentações do vídeo institucional e de músicas ao vivo e apreciação da iluminação da usina. O passeio continua com a contemplação da barragem iluminada, passando pelos condutos forçados, e jantar – ou retorno ao CRV para desembarque, no caso do passeio tradicional.

Gratuidade
Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada para o passeio Itaipu Panorâmica, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.

Os municípios lindeiros são: Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Também estão inclusos os vizinhos do Paraguai: Ciudad del Este, Hernandárias, Minga Guazú e Presidente Franco.

Mais informações sobre passeios e ingressos em www.turismoitaipu.com.br.

Imprensa de Itaipu