La gastronomia è anche cultura! Destino Iguaçu recebe comitiva da FIC Brasile a fim de fortalecer o turismo cultural e gastronômico na cidade
Visita de representantes da Federazione Italiana Cuochi (FIC Brasile) confirma evento para mil pessoas, inspira novos projetos e propõe inserção da Settimana Italiana no calendário oficial do município
Foz do Iguaçu é uma cidade marcada pela diversidade cultural. De acordo com relatório do Instituto Yglota, reúne atualmente 29 etnias e 95 nacionalidades. Entre elas está a comunidade italiana, que se destaca por sua rica gastronomia, símbolo forte da identidade e das tradições de seu povo.
Reforçando a relevância da cultura italiana, Foz do Iguaçu recebeu, na semana passada, uma comitiva da Federazione Italiana Cuochi (FIC) – Brasile. O objetivo inicial do grupo de chefs de cozinha era conhecer o Destino Iguaçu, que sediará a Convenção Internacional da FIC nos dias 27 e 28 de outubro, no Mabu Thermas Grand Resort, evento que deve reunir cerca de mil pessoas.
Durante a visita, a comitiva esteve acompanhada por representantes de diferentes instituições públicas e privadas da cidade. O grupo conheceu patrimônios históricos, como a Estação Cultural Haroldo Alvarenga, que abrigou a primeira Câmara de Vereadores do município, e as antigas instalações dos barrageiros que construíram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, hoje sede do Itaipu Parquetec, onde foram recebidos pelo diretor de Turismo, Yuri Benites.
Para o diretor, a aproximação com organizações promotoras de eventos internacionais contribui para consolidar um turismo cada vez mais sustentável na cidade. “Quando um evento como a Convenção da FIC chega à Foz do Iguaçu, todo o setor deve se unir para garantir que, desde antes da sua realização, ele proporcione não apenas a melhor experiência aos visitantes, mas também benefícios concretos para quem vive aqui, seja por meio de impactos positivos na economia local ou pela promoção de manifestações culturais abertas à comunidade, por exemplo”, comenta Yuri. Ele destaca que esse é justamente o preceito do Turismo Sustentável, reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e à cultura local, ao mesmo tempo em que potencializa os benefícios econômicos e sociais para as populações anfitriãs.
A visita também abriu caminho para novas parcerias estratégicas. Segundo Odirlei Mitrut, chef de cozinha e membro da FIC Brasile, o contato com diferentes instituições possibilitou a criação de ideias para projetos culturais e gastronômicos que poderão fortalecer ainda mais o setor na cidade. Entre os parceiros está o Itaipu Parquetec, que vem se consolidando como o parque mais completo em soluções sustentáveis para a transição energética e tecnologias do futuro, e que, por meio de sua Diretoria de Turismo, atua em iniciativas voltadas ao desenvolvimento territorial.

Legado italiano de solidariedade em Foz do Iguaçu
Durante o roteiro, a comitiva da FIC também visitou a Associação Fraternidade Aliança (AFA), fundada em 1991 pelo padre italiano Arturo Paoli. Reconhecida pelo trabalho social junto a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, a AFA carrega em sua essência os valores de fraternidade e solidariedade trazidos pelo sacerdote de Lucca, reforçando a conexão histórica e cultural entre a comunidade italiana e Foz do Iguaçu.
Settimana Italiana
Como resultado desse movimento, teve início o estudo de viabilidade para a realização da Settimana Italiana, uma semana dedicada à tradição e cultura italiana que poderá integrar o calendário oficial de eventos da cidade. Entre as atrações previstas está o tradicional Tombo da Polenta, evento cultural que celebra a união e a gastronomia, resgatando as origens das famílias italianas e atraindo moradores e turistas interessados na cultura e culinária do país.
Segundo a organizadora do roteiro da comitiva de chefs, é cada vez mais necessário pensar em Foz do Iguaçu como um destino referência em diferentes segmentos, como cultura e gastronomia. “Se cada evento se preocupasse em deixar um legado como a FIC está fazendo, isso refletiria de maneira incrível no futuro de Foz do Iguaçu e de toda a região”, afirma Giovanna Salvatti Rafagnin, anfitriã da GS8 Experiências.
Outro parceiro na realização da Convenção Internacional FIC, é o Visit Iguassu, escritório responsável pela promoção e marketing do destino. Para o presidente Jaime Mendes, mais do que um encontro culinário de alto nível, a Convenção representa uma oportunidade concreta de posicionar Foz do Iguaçu como um destino de experiências únicas, que vai além das Cataratas do Iguaçu, fortalecendo a economia criativa e o turismo gastronômico. “Eventos como este deixam uma contribuição importante. Temos certeza de que a FIC Brasile gerará frutos duradouros, impulsionando agendas positivas para 2026 e ampliando a visibilidade de Foz do Iguaçu como polo de hospitalidade, sabor e cultura”, destaca.
Assessoria de Imprensa Itaipu Parquetec