Foz garante ordem no setor turístico e reforça papel estratégico dos guias credenciados
Operações de fiscalização organizam o mercado, protegem visitantes e valorizam profissionais que qualificam a experiência no Destino Iguaçu.
Na manhã desta sexta-feira (26), equipes da Diretoria de Fiscalização, com apoio da Secretaria de Turismo, da Guarda Municipal e do Foztrans, realizaram uma operação na Avenida das Cataratas, principal corredor turístico da cidade. A ação cumpre a Lei nº 5.155/2022, regulamentada pelo Decreto nº 30.867/2022, que organiza e profissionaliza a atividade no Município.
O objetivo é claro: garantir ordem, legalidade e segurança, tanto para visitantes quanto para prestadores de serviço. “O respeito às normas municipais é fundamental para fortalecer a credibilidade de Foz do Iguaçu como destino turístico e proteger os visitantes, além de assegurar condições justas de trabalho aos profissionais habilitados”, afirmou o diretor de Fiscalização, Arceli Pedrozo de Oliveira.
A legislação exige que grupos com mais de 15 passageiros, ao visitar atrativos da cidade, estejam acompanhados por Guia de Turismo Regional habilitado no Paraná. A medida não apenas protege os turistas, mas valoriza a categoria, composta por profissionais formados, credenciados pelo Ministério do Turismo e preparados para transmitir informações seguras e enriquecedoras.
O descumprimento das regras pode gerar sanções que vão de notificação imediata a multas de 10 UFFI (Unidade Fiscal de Foz do Iguaçu), dobradas em caso de reincidência. Além da punição, os infratores têm prazo de 24 horas para se regularizar, com direito à defesa administrativa.
A aplicação da lei traz ganhos diretos para Foz: maior qualidade e segurança nos passeios, valorização da profissão de guia e fortalecimento da imagem do destino perante o mercado internacional. Mais do que fiscalizar, a Prefeitura sinaliza compromisso com um turismo sustentável, responsável e à altura da grandiosidade da cidade.
Redação Almanaque Futruro com Assessoria