Férias com diversão e encantamento no Parque das Aves atraem mais de 400 pessoas no primeiro dia da programação

Atividades sensoriais e ações lúdicas convidaram visitantes a vivenciar a Mata Atlântica de forma única; ação continua nos próximos dois dias

No último dia 16 de dezembro, o Parque das Aves deu início à sua programação especial de férias com grande sucesso de público. Mais de 400 visitantes, em sua maioria famílias com crianças em período de recesso escolar, participaram das atividades promovidas no Espaço de Borboletas e Beija-flores, que incluíram experiências sensoriais e ações de sensibilização voltadas à biodiversidade da Mata Atlântica. A programação completa segue até o fim de janeiro com atividades para toda a família.

Durante o primeiro dia, os visitantes receberam materiais como guias ilustrados, pranchetas, lápis, binóculos e lupas para auxiliar na observação de aves e borboletas. Acompanhados pela equipe de Educação para Conservação, eles tiveram a oportunidade de explorar com mais profundidade a vida nos viveiros e conhecer a importância ecológica de cada espécie.

“O retorno do público neste primeiro dia superou nossas expectativas. Essa receptividade demonstra o interesse crescente das pessoas em se conectar com o mundo natural e valorizar as espécies que ocorrem na Mata Atlântica”, afirma Talita Sartor, coordenadora de Educação para Conservação do Parque das Aves. “Nosso objetivo é criar momentos significativos de aprendizado, contemplação e encantamento”.

A proposta das atividades é aproximar os visitantes da biodiversidade por meio da observação atenta, da escuta dos sons da floresta e do contato com materiais que estimulam os sentidos. A programação continua nos dias 17 e 18 de dezembro com novas experiências nos viveiros de imersão e uma exposição interativa no Borboletas e Beija-flores, que convida o público a explorar a vida desses animais por meio de QR codes, vídeos e recursos táteis.

 

Diversas ações nas férias e durante o ano todo

Outras atividades seguem em destaque no Parque das Aves ao longo do verão, como a soltura de borboletas, realizada sempre às terças e quintas-feiras, às 14h30, e a Colônia de Férias, com nova edição programada para o período de 26 a 30 de janeiro de 2026. Para quem busca uma experiência ainda mais imersiva, a Visita Guiada Pumuckl é realizada diariamente em dois horários com acompanhamento de educadores bilíngues.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar momentos únicos da rotina dos animais por meio das alimentações especiais programadas ao longo do dia, que acontecem em diferentes viveiros e horários. No Viveiro das Araras, por exemplo, a alimentação ocorre em três oportunidades: às 10h30, 14h e 15h30, permitindo observar de perto araras e papagaios em interação com o ambiente e entre si. No Viveiro Árvore da Vida, os guarás se alimentam às 10h e 14h30, enquanto no Viveiro Os Pequenos Marrons jacutingas, mutuns, perdizes e macucos podem ser observados bem de perto se alimentando às 10h30 e 15h.


A programação também inclui a alimentação dos papagaios-de-cara‑roxa no Viveiro Aves de Rios e Manguezais às 11h, dos periquitos no Viveiro Cecropia em três horários: 11h, 14h e 15h50, e, no final da tarde, da aves noturnas como os urutaus e tujus na área Encantos da Noite, a partir das 15h. Os horários completos e locais são disponibilizados diariamente na entrada do Parque para que os visitantes possam se programar e aproveitar ao máximo essas experiências únicas de observação.

Opções de alimentação e descanso para toda a família

Depois do passeio no Parque das Aves, os visitantes podem desfrutar de seu Complexo Gastronômico, que reúne três estabelecimentos que combinam conforto, boa gastronomia e vistas privilegiadas da floresta. O Restaurante Sabores da Floresta oferece pratos elaborados com ingredientes frescos adquiridos de produtores locais, valorizando sabores regionais. O Bistrô da Mata se destaca pela oferta de pratos com Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, em um ambiente tranquilo e acolhedor, ideal para quem deseja fazer uma pausa e relaxar. Já o Café da Praça é a escolha perfeita para um café rápido, uma bebida refrescante ou um doce especial antes de seguir com a visita.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 31 anos de atuação em 2025. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.

 

Assessoria