Céu das Cataratas: experiência sob as estrelas é a nova atração do Parque Nacional do Iguaçu
Passeio une ciência, encantamento e os saberes Guarani, com vagas limitadas a apenas 20 pessoas por edição, todos os sábados
Imagine contemplar o universo ao lado das Cataratas do Iguaçu, sob um céu limpo, livre de poluição luminosa, em um dos cenários mais espetaculares do planeta. Essa é a proposta do Céu das Cataratas, o mais novo atrativo do Parque Nacional do Iguaçu, disponível a partir do dia 12 de julho (próximo sábado), que convida os visitantes a viverem uma jornada sensorial única, sob a luz das estrelas e à sombra dos saberes ancestrais.
Realizada exclusivamente aos sábados, para grupos reduzidos de até 20 pessoas, a experiência é um verdadeiro convite ao encantamento. Com início ao anoitecer, o visitante é conduzido a um mirante especial, com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu. Lá, espreguiçadeiras, mantas e almofadas proporcionam conforto para um mergulho no cosmos – literalmente de olhos voltados para o alto.
Mais que observar o céu: O Céu das Cataratas proporciona uma imersão na cosmologia dos povos originários, especialmente a visão de mundo Guarani, aliada ao conhecimento da ciência astronômica. Conceitos como o Big Bang, a formação de estrelas, galáxias, planetas e os mistérios do universo são apresentados em uma linguagem acessível, sem perder a precisão e o encantamento que o tema desperta.
“É uma viagem no tempo e no espaço. Mostramos como os povos antigos guiavam suas vidas a partir da observação do céu. O conhecimento Guarani, presente em toda a experiência, nos conecta a um saber ancestral que ainda pulsa na nossa região”, destaca o turismólogo e condutor da vivência, Marcel Bonfada.
Um céu que é patrimônio – Poucos lugares no mundo permitem tamanha conexão com a natureza e o universo. O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural por sua beleza cênica e biodiversidade. Ao olhar para o céu dali, o visitante contempla também outro tipo de patrimônio: o céu noturno, repleto de simbolismos culturais, mitos e descobertas que moldaram a história da humanidade.
Sem a interferência de luzes artificiais, o ambiente preservado do parque proporciona uma visualização privilegiada de corpos celestes — um lembrete poético da importância da conservação ambiental, inclusive para aquilo que está acima de nossas cabeças.
Um momento raro e inesquecível – O Céu das Cataratas é mais do que uma atividade turística. É uma experiência transformadora, que une ciência, história, cultura e natureza em um só momento. Com vagas limitadas e realização semanal, é também uma vivência exclusiva e inesquecível para quem deseja descobrir as Cataratas do Iguaçu sob uma nova perspectiva: a do infinito.

Prêmio Internacional – Uma fotografia captada do Céu das Cataratas foi selecionada para o concurso global Capture the Dark, promovido pela DarkSky International. A astrofotografia da constelação da Ema, inspirada na cosmologia Guarani, concorre nas categorias Júri Técnico e Votação Popular. Todos são convidados a votar e apoiar essa conquista brasileira, acessando o link (https://shre.ink/x5i9) e confirmando o voto por e-mail.
Reserve sua vaga – As sessões tem um número limitado de participantes, e por esse motivo, é necessário realizar a compra antecipada através do site https://bit.ly/CeudasCataratas. O embarque para o passeio é exclusivo pelo Centro de Visitantes do parque, realizado às 18h30. O retorno acontece às 20h30, em frente ao Hotel das Cataratas.
Desconto para moradores – A nova experiência é uma atividade exclusiva e a parte do funcionamento convencional do Parque Nacional do Iguaçu. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos do parque possuem tarifa reduzida, garantindo desconto de 20% no valor, mediante comprovação da residência. Moradores devem realizar a reserva atráves do seguinte link: https://bit.ly/CeudasCataratas-PasseComunidade
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu – O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. Assim, é um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável.
Serviço — Céu das Cataratas
Experiência de observação do céu no Parque Nacional do Iguaçu
Quando: Todos os sábados, a partir de 12 de julho.
Horário de embarque: 18h30, no Centro de Visitantes do Parque.
Retorno: 20h30, em frente ao Hotel das Cataratas.
Vagas limitadas: 20 participantes por edição.
Assessoria de Imprensa Urbia Cataratas
Acesse o grupo do Almanaque no WhatsApp e fique por dentro das novidades: https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw