Campanha do Destino Iguaçu para minimizar impacto da baixa temporada apresenta resultados expressivos

A campanha de promoção do Destino Iguaçu contou com mídias televisivas e forte presença no digital

O Destino Iguaçu realizou uma Campanha de Promoção no período de 31 de março a 15 de junho para Brasil, Argentina e Chile, com o intuito de promover as atratividades e impulsionar as visitas de turistas de lazer em período considerado de baixa temporada. A campanha integra o plano de ações da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, sendo financiada pelo Fundo Iguaçu e Visit Iguassu, que foi também a entidade responsável por coordenar as ações. A campanha televisiva foi exibida pela RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, e contou com reforço digital por meio de um especial publicitário no portal G1, além de um investimento expressivo em campanhas online para o Brasil, a Argentina e o Chile.

O principal objetivo para o mercado nacional, foi aproveitar a visibilidade do remake da novela Vale Tudo, cuja estreia teve cenas gravadas em Foz do Iguaçu com apoio do Visit Iguassu e de empresas parceiras, fortalecendo ainda mais a promoção do destino.

Para o mercado argentino e chileno, o foco foi apresentar Foz do Iguaçu como o “Destino do Mundo”, situando o destino como uma experiência de conexão trinacional.

Impacto nas Mídias Sociais

Nas redes sociais do Brasil, a campanha obteve mais de 10,4 milhões de impressões no Facebook e Instagram, 1 milhão de visualizações, 3,1 milhões de interações e um alcance superior a 3 milhões de pessoas. Os estados com maior engajamento foram São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraná. Já nas versões veiculadas no Chile e na Argentina, os resultados somaram mais de 5 milhões de impressões, com 805 mil visualizações, e um alcance de 2,2 milhões de pessoas.

No YouTube, os vídeos promocionais somaram 2,5 milhões de visualizações no Brasil e atraíram mais de 31 mil novos inscritos no canal. Na versão para Chile e Argentina, os vídeos contabilizaram 119 mil visualizações e mais de 22 mil novos inscritos no canal, com destaque para Buenos Aires, Córdoba e San Miguel de Tucumán (Argentina), além de Santiago, Concepción e Antofagasta (Chile).

O TikTok também contribuiu significativamente com a campanha, registrando mais de 3,2 milhões de impressões, 3,1 milhões de visualizações e 1 milhão de pessoas alcançadas. Além disso, os e-books divulgados como guia do visitante com o conteúdo: “O que fazer em 4, 5 e 7 dias em Foz”, somaram 2.037 downloads da versão brasileira em 72 dias e 440 downloads da versão em espanhol em apenas duas semanas.

Audiência da Televisão

Na televisão, a campanha teve forte presença entre os dias 21 de março e 10 de abril de 2025 com veiculação de VTs de 45 segundos durante a programação da RPC nos intervalos de programas como Bom Dia PR, Mais Você, Meio Dia PR, Vale Tudo, Bom Dia Sábado, É de Casa, Caminhos do Campo e Globo Rural. Um destaque especial foi a exibição de uma edição temática do programa Estúdio C, com duração de 1 hora, dedicada ao Destino, transmitida em 29 de março. A campanha digital também contou com uma página exclusiva “Visite Foz do Iguaçu” no G1 Paraná, que permanecerá ativa até outubro de 2025, promovida por anúncios em todo o estado.

Retorno de mídia na TV

O retorno de mídia espontânea foi outro ponto alto da estratégia. O trailer oficial da novela, exibido em 24 de fevereiro, gerou R$13 milhões em mídia espontânea e alcançou mais de 101 milhões de telespectadores. Já os dois primeiros capítulos, gravados em Foz do Iguaçu, renderam R$81,9 milhões em exposição, com média de 24,3 pontos no Ibope e uma audiência de 17 milhões de pessoas, mais de 6,5 milhões de domicílios conectados. Vale destacar que, a cada episódio, a abertura e o encerramento da novela exibem imagens das Cataratas do Iguaçu, com potencial de gerar mais de R$5,5 milhões em retorno de mídia para o destino até o final da novela.

Conversão em números reais

De acordo com dados divulgados pela Embratur, o número de visitantes estrangeiros no Brasil no primeiro semestre de 2025 foi de 5.332.111 de turistas estrangeiros, 48,2% a mais que no mesmo período do ano passado. Os três primeiros países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil foram a Argentina com 2.323.891, o Chile com 442.993 e os Estados Unidos com 410.189.

O Paraná Paraná mostrou ser um dos estados principais quando se trata de destinos turísticos do Brasil, totalizando 627.858 visitantes internacionais no primeiro semestre de 2025, com destaque para a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, atrativo conhecido e reconhecido mundialmente.

Quanto à visitação do Parque Nacional do Iguaçu, no primeiro semestre de 2025, o Parque já foi visitado por 946.420 pessoas, sendo 10,91% a mais que no ano passado, onde recebeu 853.340 visitantes de janeiro a junho de 20224. Os visitantes do Estado do Paraná somam 166.292 no primeiro semestre de 2025.

Em um comparativo entre a visitação do primeiro semestre do Parque Nacional do Iguaçu, entre os anos de 2024 e 2025 houve um aumento significativo de argentinos e chilenos. Em 2024, foram 108.080 argentinos e em 2025, 183.268. Já os chilenos, em 2024 foram 10.825 visitantes e em 2025, 11.102.

Jaime Mendes, Presidente do Visit Iguassu, ressalta a importância da ação da campanha: “O Visit Iguassu investiu junto e foi a entidade responsável por fazer a gestão e coordenar as ações da campanha, sempre com a responsabilidade de compartilhar e orientar junto às entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo, para que a campanha atingisse o objetivo maior que foi promover o Destino nos principais mercados emissores próximos, utilizando os diversos tipos de mídias. Aproveitamos o alcance da emissora de TV para despertar o interesse do público paranaense que se conectou emocionalmente com as cenas dos primeiros capítulos da novela “Vale Tudo”, gravada aqui e isso nos deu fôlego para ampliarmos a promoção e contribuir para que a baixa temporada do turismo de lazer no Destino Iguaçu não fosse sentida e foi o que aconteceu. Vale reforçar que, em paralelo à campanha, as entidades, os empresários e o setor público continuaram realizando diversas ações de mercado e captando eventos para a cidade. Os esforços conjuntos são somados e os resultados são potencializados”.

Assessoria de Imprensa Visit Iguassu

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