Mulheres iguaçuenses participam de oficina sobre decoração natalina sustentável
Elas fazem parte dos Clubes de Mães e do projeto Foz Fazendo Arte e foram desafiadas a decorar seus bairros com materiais recicláveis da comunidade. A oficina foi promovida pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e a Fundação Cultural
Novembro começou com mais de 230 mulheres iguaçuenses aprendendo como reutilizar sacolas plásticas na decoração natalina para aumentar a renda familiar e tornar esse Natal mais sustentável. Elas fazem parte dos Clubes de Mães de Foz do Iguaçu e do projeto Foz Fazendo Arte que, neste final de semana, participaram de uma oficina sobre técnicas sustentáveis de artesanato e desenvolvimento da criatividade. O treinamento foi promovido pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e a Fundação Cultural.
Foram dois dias de oficina e hackathon – termo usado para eventos que reúnem profissionais de áreas específicas para desenvolver ideias inovadoras e fomentar a criatividade em um curto período de tempo – que resultaram em muito aprendizado, na vontade de empreender e a descoberta de talentos, como afirmou a secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo.
“A parceria com a Itaipu Parquetec está nos permitindo fomentar a criatividade e a sustentabilidade nos bairros”, disse. “Mais de 200 mulheres dos Clubes de Mães vão levar o que vivenciaram durante a oficina para as suas comunidades, transformando isso em renda de uma forma inovadora e respeitando o meio ambiente. Esse também é um dos conceitos do Foz Fazendo Arte. Uma proposta que promove a arte e a cultura reutilizando muita coisa que já está no espaço onde vivem”.
Com a proximidade do Natal, o volume da produção de artesanato cresce e integra o espírito natalino nas feiras, eventos e espaços públicos. A oportunidade de desenvolver novas técnicas pode fazer a diferença. Nesse sentido, incentivar a criatividade e estimular ideias inovadoras e sustentáveis foram as metas da oficina, conforme destacou Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec. “Nos propusemos a criar um Natal que fosse muito mais participativo, onde a comunidade ajudasse a construir, nos mínimos detalhes. Estamos muito felizes com a resposta e a parceria estabelecida com os clubes de mães”.
HACKATHON
O evento que contou com a presença de mulheres, incluindo mães e arte-educadoras, resultou em um grande desafio para todas no mês de dezembro: decorar o bairro onde moram com material sustentável. Para entender a ideia, durante a oficina elas construíram uma árvore de Natal sustentável a partir de uma garrafa PET. Na prática, o aprendizado será exemplo para o desafio, pois terão que buscar o material reciclável nas suas respectivas comunidades.
Bianca Bonho, diretora dos clubes de mães do município, ressaltou a importância do evento para as participantes. “É gratificante poder levar mais de 200 mães ao Parquetec para aprender e produzir. É uma oportunidade de inovação, empreendedorismo e crescimento para todas elas”, reforçou, lembrando a representação dos Clubes de Mães nos lares das comunidades iguaçuenses.
CLUBES DE MÃES
O município tem 66 Clubes de Mães cadastrados na Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. Mais da metade faz parte da Associação dos Clubes de Mães de Foz do Iguaçu, sediada no Terminal de Transporte Urbano. A Associação também possui algumas lojas físicas em clubes da cidade, onde promove encontros e oficinas.
Por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, a Associação dos Clubes de Mães foi contemplada pela Itaipu Parquetec com um box no Mercado Público Municipal Barrageiro, previsto para inaugurar no dia 26 de novembro. O local será utilizado para a venda de artesanato produzido pelas associadas.
As mulheres dos Clubes de Mães também participam de feiras e eventos. De olho nas festas de final do ano, a Associação estará com um estande na Feira Internacional do Livro, que acontecerá na Praça da Paz, de 6 a 10 de novembro. No espaço, os visitantes encontrarão enfeites de Natal e uma gama de outros artesanatos produzidos pelas mães iguaçuenses.
Em dezembro, participam da Grande Feira de Natal que acontece entre os dias 6 e 8. O evento é tradição na cidade, como afirmam os organizadores. “Todos os Clubes de Mães associados se reúnem na Praça da Bíblia, no interior do Centro de Convivência do Idoso, para vender seus produtos com o tema de Natal. Além dos enfeites natalinos, a feira tem produtos gastronômicos, panos de pratos, crochês, tricôs, chinelos customizados, entre outros. Todos estão antecipadamente convidados”, finalizou a secretária de Direitos Humanos.
Fonte: AMN