Principal objetivo é ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre as crianças; unidades estarão abertas das 9h às 15h
A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (27), das 9h às 15 horas, o Dia D de vacinação com a abertura de todas as 29 unidades básicas de saúde (UBSs). O objetivo é ampliar as coberturas vacinais, especialmente entre as crianças.
Todas as vacinas do Calendário Nacional estarão disponíveis, como a hepatite A e B, penta, varicela, meningocócica, HPV, Febre amarela e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também haverá vacinação contra a Influenza (gripe), que está liberada para a população em geral (acima dos 6 meses) e a bivalente contra a Covid-19, liberada para pessoas acima de 18 anos.
A vacinação contra a gripe atingiu somente 11% de cobertura até agora. Entre o público infantil (6 meses a menores de 6 anos) a cobertura é de 15% e entre os idosos 37%. Com a proximidade do inverno e a queda nas temperaturas, a preocupação da Secretaria da Saúde é para o aumento de casos respiratórios e síndromes gripais, especialmente entre os grupos de risco.
“A vacina contra a Influenza reduz a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas”, afirma a secretária Rose Meri da Rosa.
O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).
A vacina bivalente contra a Covid-19 atingiu apenas 8,9% de cobertura, de acordo com dados do Programa Municipal de Imunização. A meta é atingir pelo menos 90% desse público.