Migração do Tasy Delphi para o HTML 5 alcança 54 porcento do Cronograma no Hospital Itamed

Novo sistema integra, em uma única plataforma, dados clínicos e operacionais da instituição.

O projeto de migração do Tasy Delphi para o HTML 5, iniciado em janeiro, alcançou a marca de 54% de execução neste início de julho, com andamento das fases 2 e 3. O principal sistema do Hospital Itamed está sendo atualizado para uma nova versão, passo importante na atualização tecnológica da instituição. A atual versão de uso do software será descontinuada em dezembro de 2026.

O Tasy é um sistema que integra, em uma única plataforma, dados clínicos e operacionais da instituição. Por meio dele, é feito o cuidado do paciente, como prontuário eletrônico, documentação clínica e prescrição médica; gestão hospitalar e gerenciamento de serviços; administração financeira, de faturamento e relatórios corporativos; e de suporte. A versão de HTML 5 é a mais atualizada do mercado, traz maior segurança de dados e permite uma série de funcionalidades que já não são possíveis na plataforma atual.

O trabalho está sendo executado pela área de Tecnologia da Informação (TI) do Hospital Itamed com apoio das empresas de tecnologia Philips e Folks. Segundo a gerente da TI, Rosângela Rubim, o avanço até aqui foi satisfatório e os resultados já podem ser vistos. “Temos setores que relatam maior agilidade nos processos, bem como conseguimos reorganizar os fluxos em áreas necessárias. Ganhos significativos para o trabalho na instituição”, comentou.

O Hospital investiu mais de R$ 3 milhões com o novo sistema e a troca de cerca de 300 equipamentos de informática. “Muitos podem pensar que atualização tecnológica se dá apenas por equipamentos e softwares, mas as mudanças para atingir regras de compliance, acessos liberados e melhorias de processo também fazer parte disso”, explicou Rosângela.

Para Fabio Capparelli, gerente de projetos da Philips, o Hospital tem um ponto fora da curva, comparado a outras instituições, que é a adesão ao projeto desde a alta diretoria. “Realmente, esse apoio dos diretores, dos gerentes, até chegar no colaborador que usa diariamente o sistema, é muito importante, e aqui vimos isso de uma forma muito satisfatória”, falou o gerente, que continuou: “Por vezes podemos encontrar resistência dos profissionais, pois o novo Tasy traz mudanças, novos campos, mas todos estão se dedicando em usá-lo”.

O Hospital Itamed foi um dos primeiros hospitais do mundo a usar o sistema Tasy, hoje um dos programas de gestão mais conceituados no ramo de saúde. Diretor Administrativo-Financeiro da instituição, Ronaldo Tavares lembra a importância do projeto. “A mudança é para maior eficiência, segurança e qualidade no atendimento prestado ao paciente. Então, olhar e ver o projeto avançando dentro do cronograma, sem grandes problemas, é satisfatório, sobretudo graças ao engajamento de todos”, salientou Ronaldo.

Continuidade do trabalho

O Hospital Itamed foi um dos primeiros hospitais do mundo a usar o sistema Tasy, hoje um dos programas de gestão mais conceituados no ramo de saúde. Foto: Divulgação

Para que o projeto fosse realizado com êxito, sem impactar no atendimento prestado aos pacientes, ele foi dividido em fases. Neste primeiro semestre de 2025, as etapas 1 e 2 contemplaram a migração em setores como TI, Recepções, Tesouraria, Ouvidoria, Manutenção, Suprimentos, Farmácias, entre outros. A fase 3, que já teve início e durará até meados de novembro, é a mais desafiadora, pois envolverá a parte assistencial da instituição.

“A expectativa é alta e desafiadora, pois chegamos aonde haverá maior impacto”, falou o gerente de projetos da Folks, Cristiano Petrechen, que explicou: “Aqui lidaremos com os profissionais que lidam com os pacientes internados, como os médicos. É um fluxo de atendimento que, se não for bem realizado aqui, gerará grandes impactos”.

Para que tudo aconteça conforme o esperado, o Hospital Itamed conta com o comprometimento e alinhamento de todos os profissionais. A equipe de Tecnologia da Informação está com operação assistida e prestando apoio aos colaboradores em cada etapa. Até dezembro de 2025 a migração deverá ser finalizada em todo o Hospital e, em 2026, chegará à Operadora do Plano de Saúde.

Assessoria de Imprensa Hospital Itamed

Acesse o grupo do Almanaque no WhatsApp e fique por dentro das novidades: https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw