Janeiro Branco: pacientes do CAPS participam de terapia comunitária integrativa
A Diretoria de Saúde Mental promoveu nesta quarta-feira (25) uma roda de conversa com pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial II. A Terapia Comunitária Integrativa foi realizada em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional de cuidados com a saúde mental.
Durante a iniciativa, os servidores buscaram o fortalecimento de vínculos com os atendidos, que possuem transtornos mentais graves e persistentes, além de depressão e psicose.
Conforme explica a diretora da área, Renata Carvalho, a proposta visa sensibilizar e gerar empatia, entendendo a situação do outro, ouvindo-os e tratando os problemas sem julgamentos.
“Vivemos em um mundo em que não paramos para ouvir quem está ao nosso lado. Quando contamos o que nos aflige, colocamos para fora aquilo que pode se tornar nocivo quando escondido. As terapias existem para nos tirar desse local e expor o que pode ser tratado”, afirmou.
Renata ainda pontuou que a terapia com os pacientes do CAPS cumpre um papel importante no desenvolvimento e luta pelos direitos. “São pessoas que ainda sofrem com o preconceito das mais diversas formas. Quando eles aprendem a lidar com as emoções, conseguem ocupar um espaço que não chegariam antes”, completou.
Saúde Mental
Além da roda de conversa no CAPS, ao longo do mês as equipes de diversos equipamentos municipais realizaram ações de sensibilização, como a entrega de informativos, decorações e explicações.
Todos os pacientes atendidos pela Diretoria de Saúde Mental são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. São mais de 12 mil pessoas atendidas nas instituições, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV), Ambulatório de Saúde Mental, CAPS Infanto-juvenil e CAPS Álcool e Drogas.
AMN