Hospital Itamed zera fila de cirurgias cardíacas na 9ª Regional de Saúde

Em 2024, foram mais de 200 cirurgias. Instituição conta há 20 anos com um Centro do Coração

O Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu, no Paraná, alcançou uma importante marca: a de zerar a fila de pacientes para realizar cirurgia cardíaca. A unidade é referência em cardiologia de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), nos munícipios da 9ª Regional de Saúde, e, com pequenos ajustes de processos, tem conseguido atender à população de acordo com os pedidos médicos. Somente em 2024, o Hospital realizou 202 cirurgias cardíacas de alta complexidade. No dia 14 de abril, a instituição celebra 20 anos em que conta com um Centro do Coração, com a finalidade de reduzir a morbidade e mortalidade por doenças do aparelho circulatório na região da Tríplice Fronteira.

O trabalho está alinhado ao Planejamento Estratégico da instituição, em específico o Objetivo Estratégico 2 – “Ser a referência em alta e média complexidade na região de influência”. Para que a fila fosse zerada, foram necessárias diversas readequações, entre elas a necessidade de equipe médica e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receberem os pacientes após o procedimento. Logo, foi necessário medidas internas, que contribuíram no maior giro de leitos, e consequentemente, na abertura de novas vagas de UTI.

Conforme explicou a enfermeira Nathalia Bueno, da Unidade Coronariana (UCO), os benefícios foram diversos, não só aos pacientes, mas para o Hospital. “Para que isso acontecesse, nós precisamos padronizar rotinas e fluxos dentro da unidade e entre setores, então já temos um primeiro ponto positivo. Além disso, conseguimos ampliar o atendimento da equipe médica e, por fim, reduzimos a média de internação do paciente, de seis para quatro dias. São mudanças importantes que trazem resultados expressivos como esse”, comentou.

As mudanças envolveram desde equipes da UCO, Centro Cirúrgico e Bloco 09, médicos e diretores, que aprovaram os fluxos. Atualmente os pacientes que aguardam cirurgia estão em acompanhamento médico e assim que o profissional autoriza já são convocados para o procedimento.

Para o médico cardiologista Dr. Alberto Acosta Hermida, a instituição é mais do que referência. “Oferecer um centro de diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares é importantíssimo, visto esta ser uma das principais causas de morte no mundo. Então, contar com uma estrutura completa de pronto-socorro, exames, cirurgias, hemodinâmica, é fundamental para a população”, pontuou.

Pronto-Socorro Cardiológico

Ainda em 2024, o Hospital Itamed deu um importante passo em sua referência cardiológica, disponibilizando no pronto-socorro médicos cardiologistas 24 horas por dia. A iniciativa visou proporcionar maior segurança e agilidade no atendimento dos pacientes.

O centro hospitalar é reconhecido pela eficiência de seus protocolos de atendimento, garantindo a padronização e a qualidade dos cuidados prestados. “A equipe médica e multiprofissional é treinada e capacitada para seguir rigorosamente protocolos, assegurando um atendimento seguro e eficiente em todas as etapas do cuidado, especialmente em situações de urgência e emergência cardíaca”, explicou o diretor-superintendente, Gilmar de Oliveira.

Além da presença de médicos especialistas, o hospital conta com uma infraestrutura avançada para o tratamento de pacientes cardiológicos. A unidade de hemodinâmica – único serviço da região -, por exemplo, permite a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos minimamente invasivos, como cateterismo e angioplastia, essenciais no manejo de diversas condições cardíacas agudas.

Para casos que necessitam de intervenção cirúrgica, o Itamed dispõe de equipe de cirurgia cardiovascular. Essa expertise garante que os pacientes recebam os cuidados necessários em tempo hábil, com procedimentos realizados com precisão e segurança. “O comprometimento com a segurança do paciente e a busca incessante pela melhoria contínua fazem da instituição uma referência na região”, completou Gilmar.