Gastroenterologia: conheça exames preventivos para doenças no sistema digestório
A Gastroenterologia é a especialidade médica que cuida da saúde do sistema digestório, um conjunto de órgãos que é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos. E cuidar bem deste sistema é importante para se evitar doenças como gastrite, refluxo, intolerância a lactose, pancreatite, entre outras. Com isso, dois exames são essenciais para avaliação de sintomas apresentados por pacientes e que podem necessitar de intervenção médica, apontam especialistas.
O primeiro tipo de exame recomendado é a endoscopia digestiva alta, feita por meio de um tubo flexível que possui um chip responsável por capturar imagens do sistema digestivo com a ajuda de uma câmera. “Durante este exame, podemos avaliar e já tratar algumas lesões que o paciente possa ter no esôfago, estômago ou duodeno, o que evita a necessidade de uma cirurgia”, pontuou o médico gastroenterologista, Dr. Luiz Carlos Bremm (CRM-PR 14.018 RQE 10703).
Segundo o profissional, os principais sintomas que alertam para doenças nessa primeira parte do intestino delgado são dores abdominais, queimações e refluxo. “O exame é bastante seguro e permite diagnosticar inflamações, presença de pólipos, tumores, úlceras e varizes esofágicas, entre outros problemas”, afirmou.
Outro tipo de análise importante é a colonoscopia, esta, avalia o intestino grosso e reto. O intuito do exame é detectar infecções, pólipos, divertículos e tumores no intestino grosso. “Neste caso procuramos possíveis causas para dores abdominais, sangramento retal, diarreia crônica, câncer de cólon, e outras doenças que podem atingir este importante órgão do corpo”, explicou Dr. Bremm. Para ele, a colonoscopia é uma das principais e mais eficientes opções para rastreamento do câncer de cólon: “Protocolos médicos recomendam realizar a primeira colonoscopia ao completar 45 anos de idade e, caso haja uma história familiar de câncer de intestino, poderá ser realizada antes dessa idade com o intuito de prevenir o surgimento do câncer colorretal”, disse.
Há ainda outros tipos de exames e análises para se identificar doenças gastrointestinais, mas o médico gastroenterologista lembra que “o intestino não deve ser subestimado. Pequenos cuidados são suficientes para se evitar muitas doenças, como beber água, consumir alimentos naturais e ricos em fibras, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, álcool e cigarros, praticar atividades físicas, consumir prebióticos, simbióticos e probióticos, e cuidar da saúde mental”, finalizou.
A Gastroclínica de Foz do Iguaçu é um centro de referência em gastroenterologia na cidade região e conta com médicos habilitados em diversas áreas para melhor tratamento do paciente. Além disso, conta com um serviço de endoscopia avançada, com estrutura completa e equipamentos de ponta para a realização de todos os tipos de procedimentos endoscópicos, entre outros.
Maestria Comunicação e Marketing