Dia Mundial de Combate ao Câncer: Prevenção é o melhor caminho

Segundo o gastroenterologista, Dr. Luiz Carlos Bremm, medidas simples podem reduzir o risco da doença, como evitar o tabaco, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas

Hoje, dia 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Segundo o Dr. Luiz Carlos Bremm, gastroenterologista, as medidas para reduzir o risco de câncer incluem: evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, manter uma alimentação equilibrada, conservar um peso saudável e ser fisicamente ativo.

O que é câncer?

De acordo com o Inca, o câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.

Para o Dr. Luiz Carlos Bremm, a importância do Dia Mundial do Câncer é chamar atenção para a necessidade de prevenção. “A maioria dos cânceres são evitáveis. Por isso alertamos para que as pessoas estejam com os exames em dia. Os exames anuais da gastroenterologia e do sistema digestório incluem procedimentos simples como ecografia, exames de sangue e pesquisa de sangue oculto nas fezes”, explica.

Frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, como caminhadas regulares. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade.

Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator primordial na prevenção do câncer. O fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo, tornando esse hábito um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Também é importante evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – o consumo dessas substâncias, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer.

Segundo o Dr. Luiz Carlos Bremm, “a pessoa não deve ter medo de fazer os exames e encontrar o problema. Hoje a maioria dos cânceres são curáveis. Se descobertos no momento certo e, em alguns casos, até quando estão avançados, são curáveis. Não tenha medo, faça os exames e cuide da sua saúde”, finaliza.

Da Redação