Evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde acontece nesta sexta-feira (11) no Hotel Foz do Iguaçu
“A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Este é o tema da primeira Conferência Municipal de Saúde Mental, que acontece nesta sexta-feira (11), das 8h às 18h no Hotel Foz do Iguaçu.
O evento, que será limitado a 80 pessoas, é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde com apoio do Comus (Conselho Municipal da Saúde) e reunirá usuários, gestores, representantes de instituições voltadas à saúde mental e universidades.
O objetivo da conferência, conforme explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo, é ampliar o debate sobre a saúde mental e contribuir para a construção de políticas públicas que visem à universalidade, integralidade e equidade.
“As Conferências contribuem e direcionam as políticas de governos em todas as esferas, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial”, afirma.
Durante o encontro, os participantes vão debater as propostas analisadas inicialmente durante as pré-conferências. “As 104 propostas foram redigidas durante as cinco pré-conferências e organizadas por eixos. A idéia é refletir sobre como estão os atendimentos e terminar o encontro com propostas importantes para saúde mental, que serão levadas as conferências regional e estadual”, explicou a diretora de saúde mental do município, Simone Topke.
Ao final do evento, serão eleitos os representantes que participarão da Conferência Regional, que acontecerá na cidade de Itaipulândia, neste mês de fevereiro.
A Conferência Estadual será nos dias 25 e 26 de abril em Curitiba, e a nacional está prevista para novembro, em Brasília. O evento é uma deliberação da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em agosto de 2019, com a participação de mais de cinco mil pessoas.
AMN