Capacitação de médicos das UBS de vai acelerar fila pela colocação de DIU em Foz do Iguaçu

Profissionais da Estratégia em Saúde da Família, que atuam nas unidades básicas, receberam treinamento teórico e agora passarão por atividade prática

Capacitação em Foz do Iguaçu reduz fila para colocação de DIU nas UBS

A capacitação DIU UBS Foz do Iguaçu está acelerando o atendimento de mulheres que aguardam pela inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A Secretaria Municipal de Saúde realizou a formação de 50 médicos da Estratégia Saúde da Família, responsáveis pelo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com essa medida, o acesso ao método contraceptivo será ampliado de forma significativa.

Etapas do treinamento garantem mais agilidade

O treinamento foi dividido em dois momentos. Na primeira etapa, os profissionais participaram de atividades teóricas. Já a parte prática será realizada neste sábado (31), entre 13h e 19h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Durante esse período, cerca de 50 mulheres serão atendidas diretamente.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, a iniciativa permitirá que os próprios médicos das UBS realizem o procedimento. “Dessa forma, o acesso das pacientes será facilitado, e a fila de espera finalmente será reduzida”, afirma.

DIU: método seguro, acessível e de longa duração

A diretora de Atenção Primária, Barbara Dornelles, destaca que o DIU é um método contraceptivo reversível, de alta eficácia e baixo risco. Embora simples, o procedimento deve ser feito com o devido preparo técnico, justamente o que está sendo promovido com essa capacitação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 1.500 mulheres aguardam pelo procedimento em Foz do Iguaçu. A partir de junho, as UBS entrarão em contato com as pacientes para efetuar os agendamentos.

Parcerias impulsionam a saúde feminina

A capacitação dos profissionais foi organizada em parceria com a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e com a 9ª Regional de Saúde. Graças a essa colaboração, as UBS poderão oferecer o serviço com mais frequência, qualidade e alcance.

Além de preparar as equipes, a ação fortalece o compromisso da cidade com a equidade no acesso ao planejamento reprodutivo. Assim, políticas públicas ganham mais eficiência e impacto positivo no cotidiano das mulheres.

Leia também: https://almanaquefuturo.com.br/meio-ambiente/itaipu-participa-de-debate-sobre-agricultura-regenerativa-e-seu-papel-no-clima/

Fique por dentro das ações de saúde em Foz. Participe do grupo de notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw